A falta de segurança nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) levou o vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PSC), presidente da Comissão de Saúde (Comsau) da Câmara Municipal de Manaus (CMM) a buscar apoio junto ao Comando de Policiamento de Área Leste (CPA Leste), na busca de alternativas para solucionar o problema.Na sessão desta terça-feira (09/3), o parlamentar informou sobre a reunião e disse que, meio de suas redes sociais, tem recebido, diariamente, denúncias sobre os constantes assaltos ocorridos na UBS, que deixam amedrontados servidores e a população que busca por atendimento.
Daniel Vasconcelos disse que a sociedade espera uma resposta para este problema. “Estivemos no CPA Leste para pedir apoio do estado, por meio da Polícia Militar, e o comandante se mostrou bem acessível. É compreensível que neste momento, a atenção e investimentos estejam voltados para o combate da pandemia, mas as outras áreas como a educação e principalmente a segurança pública não pode ser esquecida. As pessoas estão fragilizadas e quando precisam de ajuda médica ainda são surpreendidas com este tipo de situação absurda”, disse o parlamentar.
Além do vereador e do comande do CPA Leste, Cledemir Silva, participaram da reunião, realizada na sede do comando localizada na Avenida Autaz Mirim, no bairro Cidade Nova 5, o gerente do Distrito de Saúde Leste, enfermeira Rosangela Castro, o presidente do Conselho Distrital de Saúde Leste, Elson Melo, a vice-presidente do Conselho Distrital de Saúde Leste, Maria Ordete Rego e a conselheira da UBS Josefina de Melo, Cléo Polônia.
Durante o encontro, o comandante assegurou que uma das medidas adotadas será o aumento das rondas policiais nos horários de abertura, do almoço e fechamento das unidades, pois de acordo com os relatos das vítimas, estes momentos são os mais propícios para a ocorrência de assaltos. Comprometeu-se em manter um canal direto com os gestores dos estabelecimentos para que o atendimento seja mais rápido e acrescentou que com este tipo de monitoramento é possível alcançar bons resultados para inibir essas ações.
Indicação
O parlamentar afirmou que na semana passada protocolou uma Indicação à Prefeitura de Manaus, solicitando a contratação de agentes de portaria e de segurança armada para as Unidades Básicas de Saúde. E que também esteve reunido com a Secretária Municipal de Saúde (Semsa) em exercício, Aline Martins. Na ocasião, a secretária garantiu que um estudo de viabilidade e providências já estão sendo tomadas para oferecer mais tranquilidade e segurança aos profissionais de saúde e usuários.
Texto e foto: Michelle Cristyan – Assessoria de Comunicação do vereador