Nascido em Barreirinha, Thiago de Mello conquistou reconhecimento nacional e internacional, tornando-se um dos mais expressivos poetas contemporâneos do país. É autor de livros reconhecidos mundialmente, como “Faz escuro, mas eu canto”, “Silêncio e palavra”, “Manaus, amor e memória”, entre outros. Além de escritor, exerceu o jornalismo e serviu no Itamaraty como adido cultural no Chile, onde cultivou uma grande amizade com Pablo Neruda e Salvador Allende.
“A Manauscult e o Concultura abraçaram a ideia dessa justa e merecida homenagem ao poeta Thiago de Mello pelos seus 95 anos. Esse projeto foi levado ao conhecimento do prefeito David Almeida, que teve a sensibilidade de comemorar esta data com essas ações. Esta é uma forma também de celebrarmos, em vida, o principal poeta da atualidade, e que muito nos honra em ser amazonense e ter uma história internacionalmente consolidada. Thiago de Mello, na minha concepção, é um imortal da poesia”, destacou o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira.
O presidente do Concultura, professor Tenório Telles, ressaltou que o mês de março será marcado pela poesia de Thiago e que as celebrações se encerrarão no dia do aniversário do poeta na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Paralelo a isso, a “vida e cultura” do escritor estarão presentes nas ruas da cidade em peças publicitárias saudando Thiago.
“Thiago é um artista múltiplo na sua abordagem poética. Ele trabalhou na sua obra diversos temas. A preocupação social, a preocupação com a liberdade, o amor, o meio ambiente, a natureza, a metafísica e o sentido da vida. Ao longo desses 95 anos, viveu inúmeras experiências, a luta pela liberdade do Brasil e o exílio político. Nos dias de hoje, a poesia de esperança do Thiago de Mello tem o papel de ajudar a resgatar a humanidade e a esperança das pessoas. Esta homenagem é um grande presente à população de Manaus”, salientou Telles.
A exposição
Disponível em plataforma digital, a exposição virtual “Thiago de Mello 95 anos de vida, poesia e amor por Manaus” reúne acervos pessoais e públicos do poeta. São registros fotográficos, obras, entrevistas, homenagens, versos e poemas disponíveis ao leitor.
Já no museu da Cidade de Manaus, localizado no centro histórico, o poeta possui uma exposição permanente em sua homenagem. O espaço está fechado ao público por conta da pandemia da Covid-19.
Texto – Mônica Figueiredo / Manauscult
— — —
Fotos – Altemar Alcântara / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmUD1WYa
Exposição virtual abre comemorações dos 95 anos do poeta Thiago de Mello em Manaus Prefeitura Municipal de Manaus.