FOTOS: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia CriativaA terceira edição da Expedição Cultural, projeto do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, encerrou a primeira fase em Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus), com performances artísticas e oficinas para alunos e professores da Escola Municipal Balbina Mestrinho, na comunidade Gutierrez.
Há 48 minutos
Por Agência Amazonas
Terceira edição do projeto promovido pelo Governo do Estado alcançou cinco municípios no mês de outubro
“A Expedição Cultural é um dos compromissos do Governo do Amazonas e faz parte do pacote +Cultura, para ações no setor de cultura e economia criativa, anunciado pelo governador Wilson Lima, que possibilitou que pudéssemos realizar esta ação que planta sementes em nossos municípios para projetos e talentos futuros”, declarou Marcos Apolo Muniz.
Nesta primeira fase, em outubro, a Expedição passou também por Itacoatiara, Silves, Itapiranga e Urucará. O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, ressalta que a segunda fase será em Coari, Tefé, Alvarães, Uarini, Tabatinga e Benjamin Constant.
O coordenador da escola Manuel Montenegro elogiou a ação e destacou que pode trazer melhoras para a escola. “Esta ação foi muito importante para as crianças, que agora retornam aos poucos para o ensino presencial e podem prestigiar uma programação diversa. E com os professores participando das oficinas isso traz melhorias para toda a sociedade escolar”.
Na escola, as ações foram realizadas pela manhã, com oficinas de dança e teatro para os alunos, com Klindson Cruz e Ingrid Frazão; e de elaboração de projetos culturais e noções de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os professores, Taciano Soares e Marcelo Costa. Os docentes também assistiram aos curtas-metragens exibidos durante a programação.
Espetáculos – À tarde, a equipe da “Expedição” apresentou os espetáculos de uma forma interativa. Os alunos foram recebidos por Giorgina, uma adorável idosa interpretada por Eric Lima, e o palhaço Pingo, de Klindson Cruz, que prepararam o público com piadas e histórias.
Há cinco anos como professora da unidade de ensino, Inês Carvalho de Almeida participou da oficina de elaboração de projetos culturais e afirmou que a escola pode se beneficiar no futuro. “Foi um ensino tanto para os alunos quanto para os professores. Ele ensinou um passo a passo de como montar um projeto e agora, quando quisermos criar algo para a escola, já saberemos como”, disse a professora.
O estudante Cleidson Bandeira, de 14 anos, contou que ainda não tinha visto espetáculos de teatro e dança. “Foi uma ação muito boa e achei o palhaço Pingo muito engraçado e divertido”.
Logo em seguida, foi apresentada a cena “Rosa”, do espetáculo “Tela”, por Ingrid Frazão; “Ensaio Geral”, com Klindson Cruz; e mais uma cena de “Tela”, “Margarida”, com Eric Lima e Ingrid Frazão.
Além do ator Eric Lima, a bailarina Ingrid Frazão, o artista circense Klindson Cruz e o professor de Libras Marcelo Costa, a equipe do “Expedição” também é formada pelos produtores Jorge Kennedy e Herberth Virgínio.
O ator Eric Lima coordenou as ações do projeto e disse que a experiência tem sido gratificante. “A população nos recebeu bem em todos os municípios e nos deu um ótimo retorno tanto em relação aos espetáculos, quanto sobre as oficinas e os curtas. Tem sido muito positivo essa jornada e já estamos ansiosos para as próximas cinco cidades”.