O autor afirma que a publicação escrita em forma de literatura de cordel contribuirá também com a difusão dessa manifestação literária na região Norte. “Desde 2018, o cordel é oficialmente Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, contudo, o estereótipo de que o cordel é ‘poesia nordestina’, apenas, ainda está de pé. Esta publicação junta-se às demais iniciativas que somam forças para derribá-lo”, explica Nilton.
Há 49 minutos
Por Agência Amazonas
“Dona Milene e as estórias que ela conta”. FOTOS: Divulgação/UEAO estudante salienta a importância da obra para o contexto ribeirinho na região Norte e no Amazonas, uma vez que eles possuem muitas riquezas culturais invisibilizadas. “Lendas, casos e causos, histórias e estórias estão morrendo com a geração de seringueiros. Este trabalho pode contribuir, juntamente com outras iniciativas, para amenizar esse prejuízo”.
“Foi uma experiência muito rica e extrapolou as fronteiras do ensinar e aprender matemática. Atingiu as perspectivas da formação humana integral, eu diria, e aprendemos também sobre empreendedorismo. O aprendizado acerca das ferramentas digitais e tecnológicas está ajudando a dar os primeiros passos com as próprias pernas. Então, esse curso de férias foi o catalisador das motivações para a publicação do e-book nesse formato”, afirma.
UEA e curso de férias
Nilton revela que a disciplina Metodologia do Ensino a Distância, oferecida pela UEA, o motivou na produção da narrativa.
O e-book completo encontra-se disponível através do endereço https://cordelesonetos.com.br.