Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Escola estadual bilíngue celebra 113 anos da imigração japonesa no Brasil
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Escola estadual bilíngue celebra 113 anos da imigração japonesa no Brasil

08/07/2021
Compartilhar

Com a presença do cônsul-geral do Japão, Masahiro Ogino, os estudantes apresentaram, numa linha do tempo, a chegada da imigração desde o ano de 1908, quando, do navio Kasato Maru, desembarcaram os 781 primeiros imigrantes vinculados ao acordo imigratório estabelecido entre Brasil e Japão, além de 12 passageiros independentes.
Há 6 minutos
Por Agência Amazonas

escola estadual bilíngue celebra 113 anos da imigração japonesa no Brasil – Foto: Eduardo Cavalcante/SEDUC-AMA imigração japonesa no Brasil completou, em 2021, 113 anos e para celebrar a data, a escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Bilíngue Djalma da Cunha Batista, unidade pública que oferece ensino bilíngue português-Japonês, realizou, na quarta-feira (07/07), uma exposição dos fatos que marcaram a imigração japonesa no País. 

“Como a escola é a primeira unidade pública do País a oferecer ensino bilíngue português e Japonês, trabalhamos com diversas atividades ao longo do ano. Temos um calendário onde, mensalmente, realizamos iniciativas como esta, que tratam da história e da cultura japonesa”, destacou a gestora.

De acordo com a gestora da escola, professora Jessica Pacheco, a exposição conta com estandes temáticos contando a história da imigração japonesa, apresentada pelos estudantes de forma dinâmica.

escola estadual bilíngue celebra 113 anos da imigração japonesa no Brasil – Foto: Eduardo Cavalcante/SEDUC-AMEscola bilíngue

Tradicional escola amazonense, inaugurada em 1980, a escola Estadual Djalma Batista foi revitalizada pelo Governo do Amazonas e, a partir de 2016, passou a contar com o ensino bilíngue.

O coordenador distrital de educação da CDE 1, professor Orlando Moura, reafirma a importância de recuperar e relembrar a história.  “Para nós, é importante que existam tais manifestações que demonstram e contem um pouco da história japonesa até chegar aos dias atuais”, explica.

Atualmente, a unidade atende a aproximadamente mil estudantes, oferecendo a modalidade de Tempo Integral em ensino fundamental, do 6º ao 9º ano.

O projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de educação e Desporto, em parceria institucional com o Consulado Geral do Japão em Manaus, a Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (Nipaku) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Governo do Amazonas, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

Atletismo amazonense brilha no Sul-Americano Master

17/11/2025
Geral

FUnATI: 18 anos de inovação e cuidado ao idoso

17/11/2025
Geral

Estado de atenção em Manaus por chuvas intensas

17/11/2025
Geral

Caravana Natalina – David Almeida na Ponta Negra

16/11/2025
Geral

Caravana natalina em Manaus promove união e alegria

16/11/2025
Geral

Asfaltamento rural Manaus: Vantagens e melhorias para a zona rural

16/11/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus