Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Escassez de kit intubação no Brasil leva Governo do Amazonas a suspender cirurgias eletivas e ‘Operação Gratidão’
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Saúde

Escassez de kit intubação no Brasil leva Governo do Amazonas a suspender cirurgias eletivas e ‘Operação Gratidão’

01/04/2021
Compartilhar

A SES-AM orienta que sejam mantidas apenas as cirurgias de urgência e emergência e aquelas que não podem ser adiadas por risco aos pacientes, como as cardíacas e oncológicas.

A escassez no mercado brasileiro de medicamentos do “kit intubação”, composto por bloqueadores neuromusculares e sedativos, e o cenário epidemiológico da pandemia de Covid-19 no Brasil acenderam o sinal de alerta na Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), que suspendeu o retorno das cirurgias eletivas, aquelas com data marcada para acontecer, e a recepção de pacientes de outros estados na “Operação Gratidão”.

Com o risco de desabastecimento dos medicamentos do kit intubação, a recepção de pacientes pela operação será suspensa.

A “Operação Gratidão” permitiu que o Amazonas recebesse, em 15 dias, 48 pacientes de Rondônia e do Acre, dos quais 18 já se recuperam e tiveram alta do Hospital Delphina Aziz, para onde são encaminhados.

A operação é uma forma de retribuir a ajuda recebida de outros estados quando o Amazonas enfrentou a fase mais aguda da pandemia, entre janeiro e fevereiro desse ano.

Ainda por meio da operação, o Governo do Amazonas ofertou 120 concentradores de ar, 200 cilindros de oxigênio, 60 bombas de infusão, 18,5 mil unidades de medicamentos, dez monitores e 10 ventiladores, e 700 exames RT-PCR foram processados pelo Laboratório Central do Estado.

O Estado trabalha em estratégias para garantir o abastecimento de insumos, em especial os medicamentos do kit intubação.

Medidas são temporárias

O secretário de saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, informou que ambas as medidas são temporárias para que o estado possa melhor avaliar o cenário local, diante da possibilidade de um NOVO incremento de casos.

Aquisição de medicamentos 

A escassez de medicamentos usados na intubação de pacientes com Covid-19 levou o Ministério da saúde a fazer a requisição administrativa da indústria local. Com isso, toda a produção está sendo direcionada para o Ministério da saúde fazer a distribuição entre os estados.

“Vamos suspender as cirurgias eletivas na REDE estadual e recomendar que a REDE privada avalie também a possibilidade”, disse o secretário.

Enquanto o Instituto Nacional de Desenvolvimento Humano (INDSH), Organização Social que gerencia a unidade, busca novos meios de aquisição, a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) está abastecendo o hospital.

O Hospital Delphina Aziz, a maior unidade referência para Covid-19 no Estado, com 180 leitos, não está conseguindo fazer aquisições com seus fornecedores por conta da requisição do Ministério da saúde.

Além disso, começou a receber remessas de medicamentos do Ministério da saúde, mas trabalha em novas estratégias de compras para garantir o abastecimento futuro, como as compras internacionais, que também dependem do aval do Ministério da saúde.

A Cema realiza compras em grande quantidade e tem estoque para aproximadamente um mês.

O plano também considera fatores como a taxa de transmissão, além da situação dos insumos, como medicamentos e oxigênio.

Leitos

A SES-AM está reformulando o Plano de Contingência para Enfrentamento da Covid-19, considerando não mais apenas a taxa de ocupação de leitos para a definição das medidas de restrição de circulação.

A tendência levou a secretaria a converter parte dos leitos nos prontos-socorros, onde a pressão se mostra maior.

Atualmente, há uma queda no número de internações por Covid-19, mas a REDE de saúde segue sendo pressionada pela necessidade de internação por outras causas, como acidentes e outras doenças, que aumentaram.

Já a taxa de ocupação de leitos não Covid está 76% para clínicos, e 75% para UTI. Embora as taxas considerem também os leitos ofertados a outros estados, a SES-AM se mantém vigilante, tendo em vista a possibilidade de um terceiro pico da doença no estado.

Essa conversão de leitos acaba influenciando na taxa de ocupação de leitos da REDE pública estadual por Covid-19, que teve um crescimento de 50% para 62%, no caso dos leitos clínicos, e a de UTI se mantém na casa de 80%.

A SES-AM também monitora os números de chamadas no Sistema de Transferências Reguladas (Sister), que se mantém em queda para leitos Covid-19. Em compensação, vem aumentando para outras causas.

———

Por Agência Amazonas
Foto: Diego Peres/SECOM

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Acidentes, Amazonas, Governo do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

AmazonasGeralManausSaúde

Secretária de Saúde cumpre agenda de visitas a órgãos de controle e instituições parceiras

22/03/2024
AmazonasManausMancheteSaúde

Hospital da Criança Zona Sul receberá apoio financeiro, segundo Deputado Delegado Péricles, para melhorias na Saúde.

02/10/2023
Saúde

Monkeypox: Atualização no Amazonas com Novos Casos

27/09/2022
MancheteSaúde

CCZ divulga calendário de agendamento para castração de cães e gatos entre outubro e dezembro

19/09/2022
MancheteSaúde

FPS entrega equipamentos para o Abrigo Monte Salém, em Manaus

10/08/2022
MancheteSaúde

Saúde monitora ações de controle da tuberculose na capital e no interior do Amazonas

10/08/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus