Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Em suas três fases, Prosamim já construiu mais de 180 km de redes de coleta de esgoto na capital
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Em suas três fases, Prosamim já construiu mais de 180 km de redes de coleta de esgoto na capital

14/07/2021
Compartilhar

Segundo o coordenador executivo da UGPE, o engenheiro civil, Marcellus Campêlo, a contribuição do Prosamim para a capital na área do saneamento básico é considerável, pois com o início da operação da (ETE) a capital vai dar um salto na coleta e na destinação adequada dos efluentes de quase 200 mil pessoas.
Há 10 horas
Por Agência Amazonas

180 quilômetros já construídos de rede de coleta de esgoto. Foto: Tiago Corrêa / UGPECom a proximidade da conclusão da sua terceira fase, inauguração da sua primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e o anúncio de investimentos de 542 milhões em uma nova fase do programa na zona leste, o Governo do Estado ressalta a contribuição do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) no saneamento na capital com 180 quilômetros já construídos de rede de coleta de esgoto, desde sua concepção.

Com a nova fase do programa, o Prosamin+ vai contemplar a zona leste com investimentos de 542 milhões e mais 48 Km de novas redes de esgoto, o que somará 228 Km de rede de coleta de esgoto construídos pelo programa.

“O Governador Wilson Lima marca sua gestão com a destinação adequada dos efluentes coletados pelas redes construídas em quase 20 anos de Prosamim, a construção e o início da operação da primeira ETE e a expansão do modelo de sucesso de suas intervenções para a zona leste da capital serão o legado da sua gestão”, afirmou Campêlo.

Na primeira fase do programa, durante o Prosamim I e Suplementar, foram construídas 66 km de rede e seis estações elevatórias, as redes de coleta da primeira fase do programa englobam os igarapés Mestre Chico, Manaus, Barcelos e Bittencourt.

180 quilômetros já construídos de rede de coleta de esgoto. Foto: Tiago Corrêa / UGPEContribuição

O programa teve sua concepção iniciada em 2003, com a realização dos primeiros estudos e em 2006 com a assinatura do primeiro contrato de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Prosamim nasceu com o objetivo de contribuir para a solução dos problemas ambientais, urbanísticos e sociais que afetam a cidade.

Chegando em sua terceira fase, o Prosamim executou mais 32 km de rede de coleta e seis estações elevatórias de esgoto nos bairros do centro, Aparecida, Presidente Vargas, Glória, São Raimundo e Santo Antônio.

Já na segunda fase, durante o Prosamim II, foram executados mais 85 km de redes coletoras de esgoto e uma elevatória de esgoto provisória nos bairros Cachoeirinha, Raiz e Crespo.

Além de realizar estudos, elaborar projetos de infraestrutura, saneamento e habitação, a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) também vem realizando o repasse das obras de esgotamento sanitário do Prosamim para o Município, que era um passivo antigo de administrações anteriores.

O Prosamim III está construindo a primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do programa, localizada no bairro educandos que, somada com as outras intervenções de saneamento básico construídas nas suas primeiras fases, expande consideravelmente a coleta e o tratamento de esgoto na capital.

180 quilômetros já construídos de rede de coleta de esgoto. Foto: Tiago Corrêa / UGPERepasse de obras

O Governo do Estado repassou as obras de esgotamento sanitário para o Município. Os repasses são frutos do fortalecimento institucional, os quais visam que as obras de saneamento básico tenham monitoramento.

Após o início da operação da ETE do Prosamim e o pleno funcionamento dos mais de 180 km de redes de esgoto, a cidade de Manaus ultrapassa os atuais 22% de coleta para 30% com a entrada das estruturas do Prosamim I, II e III.

Em novembro de 2020 foram repassados ao município as obras de saneamento básico da terceira fase do programa. Em 2021, o município, que é o responsável pelos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto, recebeu as obras das duas primeiras fases do programa.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Barcelos, Governador Wilson Lima, Governo do Amazonas, Manaus
Redação Informe Manaus 14/07/2021 14/07/2021
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

Instituições reafirmam parceria em prol da educação indígena na fronteira

06/09/2024
Geral

Portaria de prorrogação dos auxilios estudantis é publicada

06/09/2024
Geral

Linha 125 do campus passará a utilizar ônibus elétrico

06/09/2024
Geral

Graduação de Antropologia, de Benjamin Constant (INC/Ufam), sobe de 3 para 4 na Avaliação do MEC

06/09/2024
Eleições 2024Geral

Justiça Eleitoral condena Amom Mandel por mensagem caluniosa e concede direito de resposta a David Almeida

31/08/2024

David se emociona ao lembrar último desejo de sua mãe

21/08/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus