Segundo o relato policial, a detenção ocorreu após denúncia de populares via lianha direta, relatando tráfico de drogas, aglomeração e perturbação do sossego alheio na comunidade Vila Copatana. Ao chegar à comunidade, os policiais se depararam com uma festa e aglomeração. Durante abordagem aos populares, foi encontrada com um homem de 29 anos uma trouxinha de suposto entorpecente. Ele também ingeria bebida alcoólica.
Policiais militares do 6⁰ Grupamento da Polícia Militar (6⁰ GPM), subordinado ao 3° Batalhão de Polícia Militar (BPM), na madrugada desta quarta-feira (20/01), detiveram dois homens, de 29 e 39 anos, por envolvimento com o tráfico de drogas, no município de Jutaí, distante 751 quilômetros de Manaus.
Populares, vendo a ação da polícia, denunciaram uma segunda casa, de um homem de 39 anos, que também supostamente teria entorpecentes escondidos. Indagado sobre a denúncia dos populares, o homem apresentou nervosismo e atitude suspeita. Foi feita uma revista em sua residência, onde foram encontrados entorpecentes.
Em razão da droga encontrada e de denúncias anteriores dando conta de que o suspeito atuava no comércio de entorpecentes, os policiais fizeram revista na casa dele, onde foram encontrados mais entorpecentes.
Diante dos fatos, os dois homens e a materialidade foram encaminhados para o 56° Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foi lavrado auto de prisão em flagrante pelo crime de tráfico de entorpecentes.
Na ação, foram apreendidos 64 trouxinhas de supostamente pasta base de cocaína; 63 trouxinhas de supostamente maconha; 150 porções de supostamente pasta base de cocaína; uma caixa de som JeF de cor preta; e R$ 1.011,00 em espécie, somados entre os envolvidos.