A educação e os impactos da pandemia no processo de aprendizagem dominaram os debates na Sessão Plenária desta quarta-feira (28), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em alusão ao Dia Nacional da Educação, celebrado neste 28 de abril.
A presidente da Comissão de Educação da Aleam, deputada Therezinha Ruiz (PSDB), fez referência à data e falou sobre a necessidade de incentivar e conscientizar a sociedade de maneira geral sobre a importância da educação, o que, para ela, é um caminho, uma alternativa para a construção de um futuro melhor.
Historicamente, o Amazonas, assim como o Brasil, enfrenta problemas com a qualidade do ensino e estrutura educacional pública. E, ressaltou Ruiz, nesse período conturbado de pandemia causado pela novo coronavírus, foram necessárias muitas mudanças e adaptações para permitir a continuidade das aulas. O ensino à distância, com aulas pela internet ou vídeo aulas, como as disponibilizadas pelo Governo Estadual, tiveram que ser implementados para assegurar o cumprimento das medidas de isolamento para conter o contágio pelo vírus.
A deputada Therezinha Ruiz destacou os esforços do Executivo Estadual para permitir que os alunos da rede pública de ensino pudessem continuar tendo aulas, mesmo que remotamente. “No Amazonas, as dificuldades são enormes, dada à dimensão territorial, problemas econômicos e estruturais”, disse.
A qualidade do processo de ensino foi criticada pelo deputado Dermilson Chagas (Podemos), que cobrou da Secretaria de Educação (Seduc) investimentos e disponibilidade de recursos para os professores poderem prestar um serviço com melhor estrutura. O parlamentar, durante seu pronunciamento, apresentou um vídeo onde professores e alunos do interior do Estado relatam dificuldades no acesso aos serviços de internet, com interrupções e instabilidade no fornecimento.
Além disso, Chagas relatou a falta de equipamentos como computadores ou tablets para que os educadores possam ministrar suas aulas.
A necessidade de investimentos nas escolas públicas também foi tratada pelo deputado João Luiz (Republicanos) em sua manifestação na tribuna do Plenário Ruy Araújo. O parlamentar falou sobre algumas emendas parlamentares que realizou ao orçamento do Governo, indicando reformas e aquisição de equipamentos para escolas públicas.
Os deputados Sinésio Campos (PT), Wilker Barreto (Podemos) e Tony Medeiros (PSD) também se manifestaram sobre o tema e fizeram questão de ressaltar a dedicação e comprometimento dos profissionais da educação na missão de ensinar. Tony Medeiros falou de sua trajetória de vida, vindo de uma família do interior do estado, sem recursos, mas que graças ao apoio e influência de professores dedicados pode seguir estudando e teve a chance de poder se qualificar, conseguir um posto de trabalho e assim ajudar sua família. “E agora, graças à educação que recebi, posso trabalhar também pelo povo do meu Amazonas”, declarou.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Foto: Danilo Mello