Acompanhados da subsecretária municipal de Políticas Afirmativa para as Mulheres e Direitos Humanos, Graça Prola, os vereadores do Avante, Lissandro Breval e Dr. Eduardo Assis visitaram na última terça-feira (23/2), dois restaurantes populares da prefeitura de Manaus, localizados nos bairros Compensa e Alvorada, nas zonas Oeste e Centro-Oeste da capital, respectivamente.O primeiro restaurante visitado foi o localizado no bairro Alvorada II. De acordo com a subsecretária Graça Prola, o local, batizado pela população como “Sopão do Alvorada”, já abrigou atividades de apoio à alimentação como o prato cidadão e está desativado há mais de seis anos. Hoje, o espaço está totalmente degradado, devida a falta de utilização e da manutenção por parte da prefeitura.
O arquiteto Railin Ferreira, da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), que acompanhou a subsecretária na visita, informou que já existe o projeto de arquitetura para revitalização do espaço, entretanto, falta fazer orçamento e também os recursos financeiros para reconstrução do local.
O segundo espaço visitado, fica localizado no bairro Compensa, zona Oeste. Está funcionando e serve, diariamente, 300 refeições. Embora aberto, a falta de manutenção é visível. A subsecretária Graça Prola informou que está em curso um estudo técnico para justificar a sua revitalização, e que, a prefeitura tem planos de expandir a oferta de refeições.
Segundo Graça Prola, a meta é chegar a mil refeições, por dia, nos dois espaços, beneficiando famílias do Alvorada e Compensa
Os vereadores se comprometeram em buscar apoio junto aos demais parlamentares, na Câmara municipal de Manaus, para apoiar a Semasc na revitalização dos restaurantes populares, inclusive buscando parcerias com a iniciativa privada para ampliar a oferta de serviços prestados à população, para além das refeições.
“A ideia é, através de parcerias público-privada, criar nesses locais, centros de empreendedorismo social ajudando a gerar emprego e renda para as comunidades”, explica o vereador Lissandro Breval.
Texto: Dircom/CMM, com informações da Assessoria de Comunicação dos vereadores
Foto: Divulgação/Assessoria