A presidente da Comissão de Saúde da Aleam, Dra. Mayara Pinheiro(PP), propôs ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a construção de um hospital de campanha no município de Tefé para atender o médio e alto Amazonas. A deputada e demais membros da Comissão se reuniram com o ministro, nesta quarta-feira (27).
De acordo com a parlamentar, a previsão da Fundação de Vigilância em Saúde(FVS-AM) é que os próximos dois meses, fevereiro e março, a situação ainda seja desafiadorapara o povo amazonense, por isso é necessário que se tenha ações efetivas e planejamento no combate à pandemia da Covid- 19.
“Propus a implantação de um hospital de campanha e também a expansão do número de leitos de UTI que o povo interiorano tem precisado. Também é necessário nos planejarmos e abrirmos com celeridade para dar oportunidade de tratamento às pessoas que tanto precisam”, destacou.
Mayara solicitou ainda a transferência de pacientes do interior para outros estados e também reforçou com o ministro a prioridade do Amazonas na vacinação. A deputada fez um indicativo ao Governo do Amazonas para criação de consórcio público no qual o Estado faria aquisição direta dos imunizantes.
“Falamos da necessidade que temos, que o nosso estado seja priorizado na questão das vacinas. Recebemos a excelente notícia de que o Governo Federal criou um fundo específico para que mais vacinas pudessem chegar ao Amazonas, mas é preciso haver um esforço ainda maior por parte do Governo do Estado e do Poder Executivo local [para que a população seja imunizada]”.
Para a deputada, a reunião foi muito oportuna para que o Legislativo tivesse ciência de todo o esforço do Governo Federal em prol do estado.