Na manhã desta quarta-feira (24/3), em seu discurso, o vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PSC) destacou a importância da Lei Federal N° 14.126 de 22 de março de 2021 que garante à pessoa que enxerga apenas com um olho, os mesmos direitos e benefícios das pessoas com deficiência.“Esse é um assunto importante, essa lei sancionada pelo presidente da República é um ganho para as pessoas com deficiência, que enxergam apenas com um olho, ou seja, que possui a visão monocular e que agora terão os seus direitos assegurados. Tenho amigos que lutam por esta causa e coloco o meu mandato à disposição para apoia-las,” frisou Vasconcelos.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a visão monocular é caracterizada quando o indivíduo enxerga apenas 20% em um dos olhos, enquanto no outro essa visão é normal. Com isso, apresentam dificuldades em dimensionar distância, espaço e profundidade, tendo a coordenação motora prejudicada e o equilíbrio. Essa deficiência pode ser causada por doenças como toxoplasmose, glaucoma ou tumores, ou ainda, por algum tipo de acidente.
Mortes pela covid-19
Ainda em seu pronunciamento, o parlamentar lembrou que o Amazonas completa um ano em que foi registrado a primeira morte pela Covid-19 e lamentou o número expressivo de vidas perdidas para este vírus. No entanto, Dr. Daniel Vasconcelos ressaltou que após o colapso vivenciado na saúde, a fila de espera para leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) está zerada, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas.
“Esse é um triste marco que nos causa angústia e dor, foram mais de onze mil perdas, um número expressivo. Mas as medidas de restrições e combate ao coronavírus adotadas pelo governador Wilson Lima (PSC) e pelo prefeito David Almeida (Avante) contribuíram para o decréscimo desta pandemia e o fato de não haver mais fila para a UTI é um bom motivo para acreditarmos em dias melhores. Em relação à vacinação, estamos bem avançados, com noventa por cento do grupo de risco imunizado, isso representa o combate sério e responsável ao coronavírus. Com tudo isso, a população precisa ter a sensibilidade de compreender que a pandemia ainda não acabou e os cuidados e prevenção precisam continuar,” alertou o vereador.
Texto: Michelle Cristyan – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM