O vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PSC) participou na quinta-feira (25/02) juntamente com os funcionários do Núcleo de Saúde dos Grupos Especiais (Nusge) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da triagem feita as pessoas em situação de vulnerabilidade com os testes rápidos para covid-19, HIV (Aids) e tuberculose que serão conduzidas de forma voluntária ao abrigo emergencial temporário montado pelo governo do Amazonas.A triagem aconteceu na sede da Comunidade Nova e Eterna Aliança, localizada na rua Visconde de Mauá, 339, Centro de Manaus e os testes foram realizados pelas equipes do projeto Consultório de Rua, da prefeitura de Manaus.
“Essa triagem é uma parceria importante entre a Semsa, o Consultório de Rua e o Nusge e que está sendo realizada aqui na Comunidade Nova e Eterna Aliança. Precisamos proteger essas pessoas que por algum motivo estão abandonadas nas ruas, e que neste período de chuva e pandemia, são mais impactadas com as doenças. É necessário que sejam avaliadas com testes rápidos para covid-19, IST, hepatite, antes de serem levadas ao abrigo para garantir a segurança e a saúde de todos,” avaliou Daniel.
Abrigo
O governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) inaugurou na quinta-feira (25/02), um novo abrigo emergencial temporário para atender a população em situação de rua, na área da Concentração do Sambódromo, zona Centro-Oeste de Manaus. O espaço deve acolher até 150 pessoas com todos os protocolos de segurança, estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), disponibilizando dormitórios feminino, masculino, refeitórios, banheiros químicos e vestiários.
De acordo com informações repassadas pela Sejusc, os abrigados receberão seis refeições diárias, kits de higiene pessoal, terão acesso à documentação civil e atendimento com psicólogos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, enfermeiros entre outros.
Texto e foto: Michelle Cristyan – Assessoria de Comunicação do vereador.