Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Direito da pessoa idosa é preocupação permanente na Assembleia Legislativa do Amazonas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Política

Direito da pessoa idosa é preocupação permanente na Assembleia Legislativa do Amazonas

15/06/2021
20 Direito da pessoa idosa eI preocupacI aI o permanente na Assembleia Legislativa do Amazonas 640x380 1
Compartilhar

  
O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída no ano de 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de fazer o mundo refletir e se posicionar contra os abusos e sofrimentos impostos aos mais velhos. Com intuito de reforçar o compromisso com a proteção e cuidados com os idosos amazonenses, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) apresenta uma série de Projetos de Lei (PL) para o combate à violência contra os idosos.
O combate à violência e maus tratos contra a pessoa idosa é objeto do Projeto de Lei (PL) nº 184/2021, de autoria do presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV), que propõe a obrigatoriedade de condomínios residenciais e comerciais comunicar aos órgãos de segurança pública ocorrência, ou indícios, de violência doméstica ou familiar contra mulheres, crianças e idosos.
A agilidade da notificação pode evitar novas agressões e até mortes causadas por violência doméstica, destacou Cidade, afirmando ainda que o receio dos condôminos em gerar indisposição com os vizinhos muitas vezes impede a comunicação dos atos de violência sofridos pelas vítimas.
A Lei Ordinária nº 5.010/2019, de iniciativa da deputada licenciada Alessandra Campêlo (MDB), também visa combater a violência contra os idosos. A Lei obriga os hospitais públicos e privados a comunicação às delegacias de polícia dos casos de idosos vítimas de agressões físicas ou sexuais, verificados no momento do atendimento médico deles.
Segundo dados da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), apenas no primeiro semestre de 2020 foram registrados 590 boletins de ocorrência sobre crimes de violência contra idosos em Manaus. De acordo com a DECCI, no ano todo de 2019 foram registradas 616 ocorrências, o que demonstra um aumento na violência contra o idoso.

Roda de Conversa

Para marcar a data do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, a Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso da Aleam, presidida pela deputada Therezinha Ruiz (PSDB), irá realizar no dia 18 de junho, às 10 horas, uma Roda de Conversa do Idoso.
O evento acontecerá no Miniplenário Beth Azize terá transmissão pela conta do Facebook da deputada e contará com a participação de profissionais e representantes de instituições que atuam na defesa dos direitos dos idosos no Amazonas.

Outros projetos de proteção aos idosos
 
Alessandra Campêlo é autora também da Lei Ordinária nº 5.373/2021, que determina a criação da Campanha de Combate aos Golpes Financeiros praticados contra os idosos, a ser realizada anualmente na primeira semana do mês de outubro.
Segundo a deputada, os idosos frequentemente são vítimas de estelionatos, sofrendo golpes financeiros com abordagens nas proximidades de caixas eletrônicos, ou mesmo são induzidos à contratação de empréstimos, por possuírem dificuldades de compreensão dos trâmites bancários.
A campanha deverá desenvolver ações educativas, visando conscientizar os idosos e encorajar a sociedade de maneira geral a participar do enfrentamento, auxílio e atenção às movimentações financeiras praticadas por idosos, priorizando a prevenção, repressão, proteção e auxílio aos idosos vítimas de golpes financeiros.
Essa dificuldade dos idosos com as tecnologias dos dias atuais foi igualmente observada pela deputada Dra. Mayara Pinheiro (Progressistas), que apresentou o PL nº 98/2021. A proposta dispõe sobre a responsabilidade das concessionárias de serviços públicos em disponibilizar assessoramento exclusivo para idosos.
Dra. Mayara afirma que envelhecer, hoje em dia, para significar para muitos a exclusão digital e o isolamento social. A revolução da informática transformou drasticamente os modos de produção do saber a as formas de comunicação e muitos idosos ficaram à margem dessa transformação, e, desta maneira, as concessionárias deverão disponibilizar atendimentos, agendamentos, cadastros, assessoramentos jurídicos e de informáticas a esses clientes.

Saúde

A preocupação com as finanças, aliada aos cuidados com a saúde dos idosos foram o ponto de partida da Lei Ordinária nº 5.384/2021, de autoria de Pinheiro. A lei proíbe que operadoras de planos de saúde estabeleçam critérios que dificultem ou impossibilitem a sua contratação por idosos do estado.
A exigência de avaliação prévia do possível cliente e a fixação de preço desproporcionalmente superior aos valores cobrados para as outras faixas etárias são alguns exemplos de medidas adotadas por algumas operadoras de saúde para inibir a adesão de pacientes idosos. Portanto, a deputada afirma que a Lei visa reparar essas irregularidades, a fim de assegurar o direito dos idosos de acesso à saúde, ainda que privada.
O deputado Dr. Gomes (PSL) apresentou o PL nº 572/2020, propondo a criação do programa “Remédio em Casa”, destinado à implementação de entrega domiciliar gratuita de medicamentos de uso contínuo a pacientes idosos, regularmente inscritos nos programas estaduais de assistência farmacêutica e fornecimento de medicamentos.

 
Texto: Diretoria de Comunicação da Aleam
Foto: Evandro Seixas

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo, Dr. Gomes, Dra. Mayara, Manaus, Polícia, Prof. Therezinha Ruiz, Roberto Cidade, Segurança Pública, Violência, Violência doméstica
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

sedecti exposicaoDUASRODAS FotoANTONIOLIMA 1
Eleições 2024Política

David Almeida vence o 2º turno, confirma Quaest/Rede Amazônica

20/10/2024
AADESAM CHAMAMENTO HERON FERREIRA 1024x899 1
Eleições 2024Política

David Almeida dobra vantagem sobre o segundo colocado, diz pesquisa QUAEST TV Globo

16/09/2024

Preferência de manauaras por gestão David Almeida cresce à medida que eleições se aproximam

05/09/2024
Sejusc Casamento Coletivo Fotos Lincoln Ferreira 2 1024x682 1
Eleições 2024Política

David Almeida anuncia setembro de inaugurações em Manaus

01/09/2024
WhatsApp Image 2024 07 16 at 11.21.05 1024x768 1
Eleições 2024Política

David Almeida abre 20 pontos de vantagem e dispara na corrida pela Prefeitura de Manaus

26/08/2024
Teatro FUnATI 4 1024x682 Svj2kD
Governo do AmazonasPolítica

No Dia Mundial do Teatro, FUnATI apresenta espetáculo ‘Paixão de Cristo’ no Teatro Gebes Medeiros

28/03/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus