O vereador Dione Carvalho (Patriota), fez uma indicação à Prefeitura de Manaus recomendando que seja construído o primeiro centro de imagem (público) da capital amazonense.
A iniciativa partiu da constatação do parlamentar, que atua na área de assistência à saúde há mais de 16 anos, da enorme dificuldade que pacientes cardiopatas/não-cardiopatas, portadores de necessidades especiais, tem para marcar exames de imagem, como raio-x e ressonância.
De acordo com Dione, esses tipos de exames são fundamentais para fechar diagnósticos de diversas patologias, inclusive covid-19. “Uma tomografia de tórax ou raio-x, serve como base para que o tratamento possa ser iniciado, e muitas das vezes é decisivo para a saúde do paciente, evitando vir a óbito”, afirmou.
Como vice-presidente da Comissão de Saúde (Comsau) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), pediu apoio dos demais vereadores para aprovação da indicação, e destacou que o prefeito de Manaus, David Almeida, já está sabendo da proposta e sinalizou positivamente, “por entender que existe uma demanda reprimida do SUS, que não tem capacidade de atender todos em tempo hábil.”
Dione Carvalho fez o levantamento a respeito dos custos de uma máquina de tomografia para a prefeitura de Manaus, e disse que o valor não ultrapassa R$1,5 milhão.
“O que esse valor impacta no orçamento da Prefeitura? Nada! E mesmo se impactasse, vida não tem preço”, concluiu o vereador.
Texto: Assesoria de Comunicação do Vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM