Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Diante do cenário de pandemia, Semmas garante continuidade à emissão de Autorizações de corte e poda de árvores em Manaus por meio eletrônico
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Diante do cenário de pandemia, Semmas garante continuidade à emissão de Autorizações de corte e poda de árvores em Manaus por meio eletrônico

14/02/2021
Compartilhar

Desde o início da pandemia do NOVO coronavírus na capital amazonense, a prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), tem buscado soluções para não interromper a prestação de seus serviços, dentre estes a emissão de “Autorizações de Corte e Poda de Árvores”.
 
Devido às restrições impostas pelo cenário de pandemia, os serviços da Semmas estão sendo prestados através de meios eletrônicos, que são continuamente aprimorados visando à maior conveniência e celeridade no atendimento das demandas do contribuinte.
 
Para a formalização das solicitações de Autorização para corte ou poda de árvores, foi colocado à disposição da população o endereço eletrônico [email protected] e para informações sobre o andamento de processos tem-se o telefone 3236-7330 e 98842-2294 (whatsApp).
 
O morador que deseja realizar o corte ou a poda de uma ou mais árvores em sua propriedade deve solicitar a respectiva Autorização à Semmas, por meio do Departamento de Arborização e Sustentabilidade (Dears), que é responsável pela emissão de autorizações de corte e poda de árvores urbanas.
 
A Semmas esclarece à população que a “Autorização de Corte ou Poda de Árvores” é expedida quando há a presença de alguma das seguintes condições: risco à vida, risco ao patrimônio, prejuízo econômico ao imóvel, construção, modificação e parcelamento do solo (no caso de empreendimentos dispensados de licenciamento ambiental) e obras públicas dispensadas de licenciamento ambiental. Não há cobrança de qualquer taxa administrativa para este serviço e a Autorização é válida por seis (06) meses, podendo ser prorrogada por mais seis (06) meses.
 
O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Stroski, informa que o corte ou poda de árvores em propriedade particular é responsabilidade exclusiva do proprietário, sendo necessário solicitar a devida Autorização previamente. “Poderá ser solicitado o corte de, no máximo, dez (10) árvores. Para realizar a supressão de um número de árvores superior a dez (10), o requerente deverá submeter solicitação à área de licenciamento de acordo com o tipo de atividade”, disse o secretário.
 
Espaços públicos – No caso de árvores em calçadas, praças, canteiros centrais, rotatórias e outros espaços públicos, deve-se solicitar a Autorização à Semmas, que encaminhará à Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) para realizar o corte ou poda.
 
Vizinhança – Quando há uma árvore no terreno ao lado que está prejudicando sua propriedade e o vizinho não autoriza o corte e nem faz a poda, a Secretaria PODE emitir uma “Autorização de Poda Unilateral”, que consiste na poda dos galhos e até mesmo das raízes que ultrapassam o limite da propriedade do vizinho e que estão prejudicando a sua. Para a poda unilateral não é necessário a anuência do vizinho.
 
REDE elétrica e iluminação pública – A Semmas recomenda ainda que se os galhos de uma árvore estão causando curto-circuito na REDE elétrica, deve-se contatar a concessionária de distribuição de energia elétrica. E quando os galhos de uma árvore estão encobrindo alguma luminária da iluminação pública deve-se comunicar à ManausLuz.
 
Conforme orientações do diretor do Departamento de Arborização e Sustentabilidade (Dears), Deyvson Braga, quando o requerente for pessoa física deverá enviar o requerimento devidamente preenchido e assinado, comprovante de endereço, documento de propriedade (PODE ser IPTU, escritura pública ou instrumento particular de compra e venda), RG, CPF e imagens das árvores.  O requerimento para pessoa física está disponível em: https://semmas.Manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2021/01/Requerimento-DMAU-2021-1.pdf
 
Já quando o requerente for pessoa jurídica é necessário um ofício ou carta em papel timbrado, CNPJ e imagens das árvores. Em ambos os casos, os documentos devem estar legíveis e as imagens em boa resolução, evidenciando os motivos alegados para o corte ou poda. Após reunir documentos e imagens, preferencialmente em formato PDF, o requerente deverá enviar para o e-mail [email protected].
 
FOTOS: Divulgação/Semmas
Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) – Keynes Breves (92-98162-8848)

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Estado do Amazonas, Manaus, Meio Ambiente, Prefeitura de Manaus, Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

Reconhecendo o Valor de Cada Dia Vivido

18/08/2025
Geral

Detran-AM: Segurança no trânsito em Manaus

18/08/2025
Geral

Operação Grandes Massas: Proteger o Consumidor com Qualidade

18/08/2025
Geral

Seinfra recupera ruas – Melhoria no viário de Silves

18/08/2025
Geral

Faixa Liberada: Inauguração na Getúlio Vargas

17/08/2025
Geral

Itapiranga: Novo Grupamento Integrado de Combate a Incêndio

15/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus