Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Dia do Índio: Educação Escolar Indígena retoma atividades com ensino híbrido e calendário diferenciados
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Dia do Índio: Educação Escolar Indígena retoma atividades com ensino híbrido e calendário diferenciados

19/04/2021
Compartilhar

A educação Escolar Indígena (EEI) da REDE pública estadual passou por um momento atípico em 2020. Por conta da pandemia de Covid-19, a modalidade de ensino teve suas atividades suspensas durante todo o ano. Diferentemente do que houve em Manaus e no interior, onde foram adotados os ensinos remoto e, posteriormente, híbrido, os estudantes que frequentavam as 31 escolas indígenas e 486 salas anexas espalhadas pelo estado precisaram “renunciar” aos estudos.

Agora, um ano após essa suspensão, a Secretaria de Estado de educação e Desporto, munida da experiência adquirida pelo ano escolar de 2020, retomou as aulas presenciais da modalidade, também de forma híbrida. Porém, ao invés de terem como aliados os smartphones, computadores e outros aparatos tecnológicos, os alunos da EEI contam com o revezamento de atividades presenciais e estudos dirigidos, onde são orientados pelos professores a dar continuidade aos conteúdos e pesquisas diretamente do conforto e segurança de suas casas.

Além disso, para repor o período de paralisação das aulas, a secretaria, por meio do Departamento de Política e Programas Educacionais (Deppe), redesenhou o calendário escolar da EEI para que o mesmo contemplasse, somente neste ano, os anos letivos de 2020 e 2021. Para isso, a pasta realizou, no último dia 15 de março, a primeira de duas edições da “Jornada Pedagógica Indígena”, voltada a coordenadores, gestores, professores e pedagogos da modalidade, de todo o Amazonas.

O evento, uma espécie de formação e preparação da equipe escolar para as atividades letivas, aconteceu de maneira on-line e teve como tema “Outros olhares e novos caminhos: repensando práticas educativas da educação Escolar Indígena no cenário atual”. A segunda edição da Jornada está prevista para acontecer no próximo semestre.

“Foi produzido um documento orientador, direcionado a esses profissionais, que tem servido para norteá-los nessa retomada às aulas presenciais. Para este ano, tivemos que priorizar o trabalho em cima das temáticas da realidade de hoje, como é o caso da pandemia da Covid-19. Nos dias em que não houver aula presencial, o aluno é orientado a dar continuidade aos estudos e pesquisas em sua casa”, explicou o responsável pela Gerência de educação Escolar Indígena (EEI) da secretaria, Alcilei Vale Neto.

Conforme o gerente, que assumiu o cargo há quatro anos, o modelo híbrido adotado pela EEI preconiza os mesmos protocolos de segurança em saúde utilizados pelas escolas tradicionais da capital e do interior. As turmas foram divididas em dois grupos, que frequentam as unidades em dias intercalados, o que facilita o cumprimento das medidas de distanciamento social. O uso de máscaras e álcool gel 70% também é obrigatório.

Conteúdos

Para o calendário especial do ano secular de 2021, fora as temáticas atuais, foram priorizados conteúdos com foco na competência leitora, escrita, raciocínio lógico, matemática, comunicação e solução de problemas, trabalhados de forma interdisciplinar e englobando a questão da saúde indígena, principalmente do ponto de vista da Covid-19.

“O Deppe e a GEEI combinaram atividades remotas e presenciais, onde estão sendo usadas práticas comuns das comunidades indígenas, como é o caso da pesquisa. Os povos indígenas são bastante envolvidos com pesquisa”, reforçou Alcilei Vale Neto.

Sobre a modalidade 

educação Escolar Indígena. Foto: Divulgação/SEDUC-AM (obs.: imagens registradas antes da pandemia)Ao contrário do que se pensa, há diferenças entre a educação indígena e a educação Escolar Indígena (EEI). Enquanto a primeira diz respeito aos processos de transmissão e produção de conhecimentos próprios dos povos indígenas, sem a necessidade do estudante frequentar a escola e com base na oralidade, a EEI se refere ao trabalho de conteúdos não somente indígenas, como também não indígenas, por meio da unidade de ensino.

“Costumo dizer que a EEI é a institucionalização da educação indígena. Traz-se para dentro da escola o pensamento e as falas indígenas para que a escola possa servir de instrumento de fortalecimento da identidade indígena e de seus valores culturais. Na EEI, são trabalhadas, por exemplo, as práticas culturais, a visão de mundo e a cosmologia. A escola como uma instituição”, finalizou o gerente da GEEI.

Números 

Atualmente, a Secretaria de educação possui 31 escolas indígenas, construídas mediante decreto, e 486 salas anexas, que funcionam em salas de aula de unidades da REDE municipal, quando há parceria entre o Estado e o Município, ou ainda na casa dos caciques e em espaços de reunião das aldeias. Ao todo, as escolas e salas anexas atendem cerca de 7.558 estudantes de 48 povos indígenas.

———

Por Agência Amazonas
Foto: Divulgação/SEDUC-AM
(obs.: imagens registradas antes da pandemia)

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo amplia alcance do Auxílio Estadual Permanente com entrega de cartões em Parintins e Manaus

20/12/2025

Governo do Amazonas anuncia urbanização da Lagoa Azul em Parintins com investimento de R$ 1,3 milhão

20/12/2025

Secretaria de Saúde amplia oferta de cirurgias eletivas com Agora tem Especialistas no Amazonas

20/12/2025
Governo do Amazonas

Mutirão de catarata em Parintins oferecerá 120 cirurgias pelo Opera+ Amazonas a partir de 28 de dezembro

20/12/2025
Governo do Amazonas

Detran-AM entrega kits de segurança para 50 motofretistas em Parintins e amplia alcance do projeto

20/12/2025
Governo do Amazonas

HPS 28 de Agosto inaugura segunda unidade de internação com modelo digital e amplia atendimento no Complexo Hospitalar Sul

19/12/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus