Os ajustes finais do projeto “Local Casa de Praia”, da Prefeitura de Manaus, foram discutidos na manhã desta sexta-feira, 24/9, pelas secretarias municipais do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), de Infraestrutura (Seminf) e o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). O encontro teve por objetivo a compatibilização do projeto arquitetônico aos projetos complementares que estão sendo desenvolvidos, para a futura execução da obra localizada na Ponta Negra, zona Oeste.
“O Local Casa de Praia está entrando na fase final da sua confecção de projetos, a parte de revestimento, paisagismo, mas também com um pensamento diferenciado sobre a desoneração do custeio dessas obras e do custeio da operacionalização desses implementos, que vão integrar o empreendimento. Então, essa é a fase final do projeto, o levantamento de valores. Estamos tendo todo o cuidado de integração entre planejamento urbano, infraestrutura e cultura”, salienta o secretário da Semtepi, Radyr Júnior.
O espaço irá abrigar 11 operações de negócios – entre elas uma área gastronômica e uma central de artesanato – como parte do programa de crescimento econômico e social “Mais Manaus”, lançado pelo prefeito David Almeida, em junho.
O encontro também contou com a participação da diretora do Departamento de Orçamento e Finanças da Semtepi, Daniele Lobo; do diretor de Planejamento Urbano, do Implurb, Pedro Paulo Cordeiro, e do coordenador de Projetos da autarquia municipal, Leonardo Normando; e os engenheiros civis, da Seminf, Flávia Furtado, Lucas Dimitri, Raphael Frota, Renato Menezes, além da engenheira eletricista do órgão, Marilda Nogueira. As secretarias envolvidas no projeto estão trabalhando de forma integrada seguindo a determinação do prefeito David Almeida.
Conforme Radyr, o projeto possui muitos detalhes. Ele destaca, por exemplo, uma lei de 2012, que tem um regramento voltado às construções na área da Ponta Negra. “A praia artificial, os quiosques precisam ter mais infraestrutura, para que os empreendedores possam atender a população”, observa.
O prédio do Local Casa de Praia hospedou nas décadas de 90 e 2000, as casas de show “El Mosquiton” e “Papagaio Show Clube”, e com a futura intervenção será um espaço para o turismo, negócios, culinária regional, além do reforço ao empreendedorismo.
Espaço
‘Mais Manaus’
Com vista privilegiada para o rio Negro e a praia da Ponta Negra, o espaço tem projeto para abrigar restaurante, central de artesanato, áreas para exposições artísticas, ambientes abertos e fechados, um playground, áreas de convivência, passarela, mirante, quiosques e ações com estrutura para receber shows intimistas.
Os investimentos do “Mais Manaus” acontecerão, de forma simultânea, em diversas áreas da gestão municipal, assim, entregando uma Manaus mais bonita, organizada e estruturada para a população.
O programa de crescimento econômico e social “Mais Manaus”, lançado pelo prefeito David Almeida no mês de julho, prevê investimentos superiores a R$1,2 bilhão em diversos setores e segmentos, para os próximos dois anos, tendo como objetivo modernizar a capital amazonense, além de gerar em torno de 60 mil vagas de empregos, direta e indiretamente.
Texto – Divulgação / Semtepi
— — —
Foto – Ruam Souza / Semcom
Detalhes da fase final do projeto ‘Local Casa de Praia’ são discutidos Prefeitura Municipal de Manaus.