Está confirmada para terça-feira (29), às 9h, a participação do deputado estadual Fausto Jr. (MDB) na CPI da Covid do Senado. Fausto foi o relator da CPI da Saúde na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que ano passado descobriu irregularidades na Secretaria Estadual de Saúde (antiga Susam).
Fausto foi convidado a pedido do senador Marcos Rogério (DEM-RO), que busca informações sobre fraudes no combate ao coronavírus em vários estados do País.
O parlamentar confirmou que levará ao senado o relatório final da CPI da Saúde. É o mesmo documento que foi entregue ao Ministério Público Federal (MPF), à Polícia Federal (PF) e aos Tribunais de Contas do Amazonas e da União.
O deputado explica que o relatório está sendo usado pelo Ministério Público e pela Polícia Federal para desencadear a Operação Sangria.
A operação já prendeu 14 pessoas cujos nomes estavam no documento da CPI. “São 250 paginas que apontam nomes com suspeita de envolvimento no desvio de recursos públicos na Saúde”, explica o deputado.
Fausto garantiu que vai contribuir com a investigação dos senadores. Para isso, vai explicar os detalhes descobertos pela CPI da Saúde da Aleam. “Já contribuí com o Amazonas. Agora chegou a vez de contribuir com o Brasil”, afirmou.
A CPI da Saúde do Amazonas começou as investigações em 26 de maio de 2020 e concluiu os trabalhos dia 29 de setembro. Foram analisados mais de 10 mil páginas de documentos e contratos firmados pela Secretaria de Saúde entre os anos de 2011 a 2020.
Assembleia Legislativa do Amazonas – Deputado Fausto Jr.
Fotos: Noa Magalhães e Jardel Sald
Texto: Hugo Bronzere