O deputado estadual Delegado Péricles (PSL) destacou, na manhã desta quinta-feira (28), a urgente necessidade de união de forças que agilizem o processo de vacinação no estado do Amazonas. Segundo o parlamentar, além da fiscalização ainda mais efetiva da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sobre o planejamento e aplicação das vacinas tanto na capital quanto no interior, é necessário que todos os poderes integrem estrutura e formas de atuação para assegurar o mais breve possível a imunização do público-alvo do grupo prioritário.
“O nosso Estado apresenta o estado mais crítico de Covid-19 e mesmo assim estamos entre os que menos vacinaram no país. É inadmissível que pouco mais de 7 mil pessoas tenham sido imunizadas até agora. Precisamos intensificar ainda mais a fiscalização sobre as ações realizadas também no interior do estado, além de nos posicionarmos contra os atos ilícitos que têm não só desviado vacinas, como também atrasado o cronograma”, afirmou.
Para Péricles, mesmo que a responsabilidade seja da prefeitura em organizar a vacinação dos municípios, o Estado precisar atuar como colaborar direto e efetivo, assim como o Governo Federal tem feito com estrutura e até mesmo planejamento, quando notado que o aplicado até então não tem sido eficaz.
“Temos que pedir informações, cobrar esclarecimentos e ofertar apoio para que esses gestores possam vacinar todo o grupo prioritário em nosso estado. E amplio, ainda, esse meu pedido de união, aos poderes do judiciário – quem tem exemplarmente atuado no impedimento de absurdos como fura-fila na vacinação da capital”, continuou.
O deputado esteve ontem em reunião com o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, e confirmou que o próprio Governo Federal tem organizado várias frentes, após perceber que elas não possuíam planejamento, apesar de mais de um ano de pandemia no estado.
“Assim como tenho mantido contado com o Governo Federal e recebi até mesmo a confirmação de que os 5% do Fundo Prioritário da Vacina está garantido para o Amazonas, também tenho solicitado da prefeitura dados sobre incoerências na lista de vacinação da capital. Inclusive, não recebi resposta até o momento, mesmo após uma semana de protocolizado o pedido”, concluiu.
Gabinete do Deputado Delegado Péricles (PSL)
Texto: Assessoria do Deputado
Lucas Prata (92) 99246-8916
Marília Pimenta (92) 98110-1244
Foto: José Zamith