O deputado estadual Delegado Péricles pediu que o Ministério da Saúde avalie a inclusão de pessoas com Síndrome de Down no Plano Nacional de Imunização (PNI). A mesma solicitação – feita via requerimento – também foi encaminhada para as secretarias municipal e estadual de saúde e considerou, principalmente, a predisposição dessas pessoas ao desenvolvimento de infecções respiratórias, além de outras comorbidades.
“As pessoas com Síndrome de Down estão em grupo considerado não só de alto risco para infecção de SARS-COV-2, mas também para desenvolver formas mais graves da doença, com maiores taxas de hospitalização, UTI, infecção bacteriana e mortalidade. Isso estudos já comprovam, a Constituição já assegura esse cuidado com esse segmento. Então, nada mais justo do que assegurar direito à vacinação prioritária a eles”, justificou o parlamentar.
Este domingo (21) será o dia de alusão à Síndrome de Down, data em que associações, famílias, movimentos, trazem ao destaque discussões sobre esse segmento. “Enviei esse requerimento no último mês, bem antes da data justamente porque acredito que as discussões devam ser levantadas em todos os momentos. A Covid-19 nos despertou novamente para a necessidade de olhar com carinho quem nem sempre consegue lidar com o tratamento da doença e, por essa razão, tem situação agravada e vai à óbito. Nada mais humano do que considerar sua vacinação”, concluiu Péricles.
Gabinete do Deputado Delegado Péricles (PSL)
Texto: Assessoria do Deputado
Lucas Prata (92) 99246-8916
Marília Pimenta (92) 98110-1244
Foto: José Zamith