Há 52 minutos
Por Agência Amazonas
Delegada Kelene Passos, titular da DECCM Sul/Oeste – FOTO: Erlon Rodrigues/ PC-AMInaugurada em setembro de 2019, a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) Sul/Oeste da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) completa dois anos de serviços prestados à população amazonense, com o atendimento à mulher vítima de violência doméstica, e assegurando a proteção e orientação necessária a esse público.
Segundo a delegada Kelene Passos, titular da unidade policial, a delegacia foi criada por meio de um projeto de lei que determinou a implantação de outras duas unidades, além da primeira que já atendia a área do bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul, para abranger todas as zonas da capital.
Segundo a delegada, em virtude da alta demanda atendida pela unidade especializada, chegam a ser produzidos, em média, 100 Inquéritos Policiais (IPs) e 80 pedidos de medidas protetivas mensalmente. Os maiores números de registros na delegacia ficam por conta, principalmente, dos crimes de ameaça, injúria, e lesão corporal.
A autoridade policial ressalta que o principal objetivo da equipe da DECCM centro/sul é orientar, apoiar e conscientizar a mulher em situação de violência que, segundo ela, muitas vezes não sabe identificar a agressão verbal ou psicológica por parte do parceiro.
“Nosso trabalho, além de garantir a punição ao agressor, se estende, sobretudo, às necessidades das vítimas, que podem contar com a nossa rede de apoio para receber orientação jurídica em caso de divórcio, por exemplo, e orientação psicossocial oferecidos pelo Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem)”, destaca a titular.
Denúncias e localização
A delegada orienta que mulheres vítimas de qualquer tipo de violência podem registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia mais próxima de onde o crime ocorreu, ou em qualquer uma das três DECCMs, que ficam localizadas nos bairros Parque Dez de Novembro, zona centro-sul, Colônia Oliveira Machado, zona sul, e Cidade de Deus, zona norte de Manaus.
As denúncias também podem ser realizadas pelo número 181, o disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), e pela Delegacia Virtual (Devir), no site: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/.