A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) prestou homenagem, nesta segunda-feira (13/12), a servidoras, servidores e membros da instituição com até três décadas de serviços prestados ao órgão. Esta foi a primeira de uma série de três homenagens a serem realizadas nesta semana, em agradecimento a 200 servidores que têm de 5 a 31 anos de atuação na Defensoria. Em 2022, a instituição passará a contar com o Programa de Reconhecimento de Membros e Servidores, para celebrar cada quinquênio de serviços completados.
Primeira cerimônia de homenagem foi realizada nesta segunda-feira (13/12) na sede da Defensoria Pública do Estado do Amazonas
“Mais do que um simbolismo, essa homenagem, de fato, reconhece o trabalho de todos aqueles que se esforçam, diariamente, para fazer da Defensoria uma instituição cada vez maior, e que têm a missão de ajudar a quem mais precisa”, disse o defensor público geral, Ricardo Paiva. “A remuneração, pelo trabalho que fazemos aqui, não é apenas financeira. É social”, sustentou, acrescentando que a Defensoria vem buscando fazer um resgate do sentimento de pertencimento dentro da instituição.
Na tarde desta segunda-feira, a homenagem foi realizada no auditório da sede da Defensoria, na Avenida André Araújo, bairro Aleixo, Zona centro-sul de Manaus, com a entrega de placas comemorativas a 50 servidores e membros com 15 anos ou mais de serviços prestados à quem precisa de acesso gratuito à Justiça. O evento contou com a participação do defensor público geral do Estado, Ricardo Paiva, do subdefensor geral, Thiago Nobre Rosas, do corregedor da DPE-AM, Marco Aurélio Martins, e de diretores da instituição.
Quem recebeu a homenagem demonstrou satisfação pelo gesto da instituição. “Estou emocionado pelo reconhecimento do meu trabalho. Eu sou muito honrado por tudo o que a Defensoria me proporcionou e proporciona. Isso é gratificante e eu agradeço a Deus todos os dias da minha vida”, disse Edílson da Costa Serrão, 58, que há 18 anos trabalha na gerência de manutenção da Defensoria.
De acordo com o corregedor da Defensoria, Marco Aurélio Martins, além de um privilégio, atuar no órgão é uma “aula” diária. “Trabalhamos de forma sistêmica, numa instituição que, além de buscar dar dignidade e qualidade de vida para os seus assistidos, muitas vezes, ajuda a salvar vidas”, ponderou. “Vocês (servidores) são merecedores. Construíram essa trajetória. Deus colocou um carisma especial em cada servidor da Defensoria”, completou Thiago Nobre Rosas, subdefensor público geral.
Para a defensora pública Domingas Laranjeiras, que também foi homenageada nesta segunda-feira, a Defensoria faz “uma justa homenagem para quem ajuda a carregar o piano”. “Sem eles (servidores), nós não faríamos nada. Essa é a verdade”, garantiu. Domingas está na Defensoria Pública do Amazonas desde a criação do órgão, em 1990.
“Estou muito orgulhoso, muito feliz. Não imaginava receber essa homenagem. Eu amo essa instituição. Quem faz parte da Família DPE está aqui porque quer e o que faz, faz de coração. Comigo, não é diferente”, afirmou Laércio Júnior, 40, que há 20 anos integra os quadros da instituição – atualmente, na Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).
“O reconhecimento do trabalho, através de homenagens e agradecimentos, é uma das formas poderosas de criar o senso de pertencimento em nossos servidores e servidoras, além de gerar engajamento e fortalecer nossa instituição. Estou muito feliz em podermos realizar esse evento, a partir do qual temos planos de transformá-lo num Programa de Reconhecimento”, disse a diretora de Gestão de Pessoas da DPE-AM, Maria Edineida Gato.
Cerimônias
Na quarta-feira (15/12), serão homenageados mais 56 servidores que têm entre 10 e 14 anos de serviço dedicados à Defensoria, com cerimônia a ser realizada às 9h, no auditório da sede da instituição. Na quinta-feira (16), a DPE-AM vai homenagear outros 81 colaboradores e colaboradoras, que têm entre 5 e 9 anos de serviço.
“Como colaborador, me sinto muito mais motivado para realizar minhas atividades e tenho certeza de que a gratidão por este reconhecimento é compartilhada por todos. Iniciativas como esta fortalecem o engajamento de todos os colaboradores, resultando em serviços prestados de melhor qualidade para a população”, afirmou Rudson Nunes, que é servidor efetivo da Defensoria há 18 anos e também foi homenageado.
Para o diretor de Administração, Rudson Nunes, este é um momento de grande alegria para a instituição, pois membros e servidores que se doam diariamente, contribuindo com o processo de transformação social, estão recebendo uma significativa homenagem.
———
Por Agência Amazonas
FOTOS: Clóvis Miranda/DPE-AM