A semana começou na Câmara Municipal de Manaus nesta segunda (31/5), com uma homenagem ao dia do defensor público, logo após o encerramento da sessão ordinária no Plenário Adriano Jorge. A proposta foi do vereador Mitoso (PTB), pelo relevante trabalho da Defensoria Pública do Estado do Amazonas, por promover os direitos humanos, realizar trabalhos de orientação jurídica, além de defender os direitos individuais e coletivos de maneira integral e gratuita, como também, o serviço prestado na pandemia da Covid-19 e agora durante a cheia.
Durante o discurso, o parlamentar disse que a homenagem é um reconhecimento à instituição que exerce uma função essencial à justiça.“Esses homens e mulheres que buscam a justiça, para servir aquele cidadão que não possui recursos para pagar o serviço de um advogado particular, e quando buscam, encontram o apoio necessário por meio da defensoria. Dia 19 de maio foi dia do defensor público, então, nessa solenidade a Câmara reconhece o trabalho desses advogados do povo”, afirmou o autor da propositura.
O vereador Dr. Eduardo Assis (Avante), participou também da sessão solene. Vice-presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), a principal da Câmara Municipal de Manaus (CMM), disse que já fez parte da Defensoria Pública do Estado do Amazonas, e que é uma honra hoje homenagear essa instituição como vereador eleito pela cidade de Manaus.
“Trabalhei na Defensoria Pública durante dois anos e tenho muito orgulho de ter feito parte desta instituição. Tenho muito orgulho em dizer, que a defensoria foi a minha maior escola, para eu ser o advogado que sou hoje”, explicou o vice-presidente da CCJR.
O vice-presidente da Casa, vereador Wallace Oliveira (Pros), fez parte da composição da mesa. Disse que o trabalho judicial e social de atendimento ao público em todo o estado do Amazonas pela defensoria, garante a defesa a defesa do cidadão, resguardando e respaldando a importância do cumprimento da lei.
“Justamente, daquele cidadão que em muitos momentos não possui recursos para estabelecer a sua defesa. A Câmara Municipal presta uma homenagem justíssima, com a propositura do vereador Mitoso, aos defensores e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas”, relatou o vice-presidente da Câmara.
Os defensores homenageados receberam diploma de honra ao mérito das mãos do autor da solenidade. Ricardo Queiroz de Paiva trabalha na defensoria pública há 16 anos e comentou que receber a homenagem da Câmara, para ele foi um reconhecimento por todos esses anos de serviço.
A defensoria nesses últimos anos tem estado cada vez mais perto da população, empoderado muitas vezes pessoas que são invisíveis e temos tido uma atuação muito forte na pandemia e também das enchentes, inclusive a Defensoria realizou uma audiência pública aqui na Câmara este ano, para tratar desse tema”, relembrou o defensor.
O procurador geral do município de Manaus, Marco Aurelio Choy, representou o prefeito de Manaus David Almeida (Avante), fez parte também da composição da mesa durante a solenidade. Segundo ele, o defensor precisar possuir vasto conhecimento em diversas áreas do Direito, pois a carreira exige, devido os vários campos de atuação na área jurídica.
“A defensoria é a advocacia do povo e que chega em todos os cantos desse estado do Amazonas. Ela merece esse reconhecimento dos representantes do povo da cidade de Manaus”, concluiu o procurador geral do município de Manaus.
———
Texto: Arthemisa Gadelha – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM