Em seu pronunciamento nesta segunda-feira (17/5), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PSC) afirmou que encaminhará requerimento à Prefeitura de Manaus e à Secretaria Municipal de Educação (Semed) para solicitar a reforma da Escola Municipal São Sebastião 2 localizada na Comunidade São Sebastião, no Tarumã-Açu, zona rural.
O parlamentar disse que esteve no domingo (16) na comunidade e conferiu de perto todas as demandas, que diante de todas as necessidades, considera que a maior seja em relação a reforma da referida escola, visto que se encontra em condições precárias, seja em sua estrutura física como na manutenção elétrica que compõem o espaço.
“Estive nessa comunidade a convite de líderes comunitários, andei por todas as ruas e vi vários problemas, mas o que mais me chamou a atenção foi a situação da escola, daqui a pouco retorna as aulas e está tudo um caos, jogada as traças. Há relatos de crianças que tomaram choque devido os fios elétricos expostos e desprotegidos, isso é muito grave pois coloca em risco a vida delas. Nossos estudantes precisam de respeito, de melhores condições, por isso faço um apelo ao prefeito David Almeida e ao secretário Pauderney Avelino para que sejam sensíveis a essa solicitação,” ressaltou.
Daniel Vasconcelos destacou que o serviço de coleta de lixo está sem contrato e que há somente um servidor responsável pelo recolhimento, portanto, enviará também solicitação à Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) para que seja realizado um mutirão de limpeza. De acordo com informações repassadas pelos comunitários, a unidade de saúde conta apenas com uma Agente Comunitária de Saúde (ACS) e que precisa de reforço.
“Em toda a comunidade tem apenas um gari, e pelo rompimento de contrato o caminhão de lixo não está passando, pedirei por meio de ofício ao secretário Sabbá Reis que envie equipes para este local. Quanto à unidade de saúde, tem apenas uma ACS para atender a todos, estarei comunicando a secretária Shádia Fraxe da Semsa, pois precisa urgentemente da ampliação de equipe,” concluiu Vasconcelos.
Dia Mundial da Hipertensão
O vereador iniciou o seu discurso chamando a atenção para o Dia Mundial da Hipertensão Arterial celebrado nesta segunda-feira (17), data escolhida para promover a conscientização a respeito da doença.
“Quero chamar a atenção para os cuidados com essa doença que afeta mais de 30% da população adulta em todo mundo. Temos focado na pandemia e esquecemos que há outras doenças que matam e a hipertensão é uma delas, é grave se não for controlada, por isso vamos ficar atentos. O controle pode ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Postos de Saúde distribuídos em várias zonas da cidade,” concluiu.
———
Texto: Michelle Cristyan – Assessoria de Comunicação do vereador.
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom – CMM