O vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PSC), em discurso nesta quarta-feira (17/3), destacou o serviço de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), que começou a ser oferecido na clínica de saúde da família Raimundo Franco de Sá, localizada no bairro Nova Esperança, zona Oeste.De acordo com o parlamentar, a PrEP reduz em mais de 90% o risco de infecção pelo HIV e essa é mais uma estratégia de prevenção combinada, disponibilizada pela Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A profilaxia consiste no uso diário de uma medicação antirretroviral que tem como função impedir que a pessoa seja infectada pelo HIV, e é indicada para um público especifico que possui maior chance de entrar em contato com o vírus. “Há a profilaxia pré-exposição (PrEP) e a profilaxia pós-exposição (PEP). A PrEP não é direcionada para todos os públicos, mas indicada para a população mais vulnerável ao HIV. Esse é um trabalho que merece ser divulgado e parabenizo o prefeito David Almeida e a Semsa por este avanço, pois essa oferta é inédita na rede municipal de saúde,” afirmou o presidente da Comissão de Saúde, Daniel Vasconcelos.
A clínica da família Raimundo Franco de Sá tem uma equipe que atua no Serviço de Assistência Especializada (SAE) e para o início da profilaxia será feito um cadastro na própria clínica. Os usuários irão receber orientações para a realização de exames e avaliações da saúde física, assim como para o diagnóstico do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. Posteriormente, esses exames serão feitos regularmente com o acompanhamento médico para verificar se o organismo está reagindo bem aos medicamentos.
A transmissão do HIV acontece principalmente pela relação sexual sem uso de preservativo, mas também pode ocorrer da mãe para o bebê durante a gestação, o parto e a amamentação; ou por contato com sangue contaminado no compartilhamento de objetos que cortam ou furam (seringas, agulhas, lâminas de barbear e alicates de unha).
Segundo informações da Semsa, em 2020, o município de Manaus registrou 986 casos de infecção pelo HIV e 524 de Aids (estágio da doença da infecção pelo vírus). Em relação a 2019, os dados representam redução de 23,44% nos casos de HIV e de 19,13% nos casos de Aids.
Texto: Michelle Cristyan – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom – CMM