Preocupado com a notícia divulgada recentemente sobre o abandono vacinal da 2ª dose contra a covd-19, o presidente da Comissão de Saúde (Comsau) da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PSC), usou a tribuna nesta segunda-feira (12/4) para chamar a atenção da população sobre a importância dos imunizados com a primeira dose para que retornem e completem o plano de imunização contra a doença do coronavírus.
“Estamos crescendo na imunização, mas quero fazer um alerta à sociedade. De acordo com o que foi noticiado, há muitas pessoas que não voltaram para tomar a 2ª dose e essa vacina só será eficaz se o usuário completar as duas etapas. Isso é muito grave, pois infelizmente estamos batendo o recorde nacional como o estado que lidera esse ranking de abandono, uma a cada três pessoas que tomou a primeira dose, não voltou para tomar a segunda” lamentou.
Segundo dados extraídos do DataSUS, que é um sistema de informações do Ministério da Saúde, o estado do Amazonas apresenta uma taxa de 31,31% dos vacinados com a primeira dose e não voltaram para a segunda imunização, em seguida está o estado de Roraima com 26,12%.
O vereador ressaltou que tudo ainda é mais preocupante diante da falta de respeito e do descumprimento de medidas de prevenção, de pessoas que insistem em promover festas clandestinas e das aglomerações nos bancos e transportes públicos.
“Enquanto o governo do estado por meio da Secretaria de Estado de Saúde e a prefeitura de Manaus pela Semsa estão se dedicando ao máximo para lutar contra a pandemia, lamentavelmente uma parte da população está na contramão, quando incentivam festas, enfrentam aglomerações nos ônibus e bancos lotados e não respeitam os decretos e orientações da Vigilância Sanitária, tudo isso é extremamente preocupante,” enfatizou Dr. Daniel.
Dengue
O parlamentar destacou ainda em seu discurso que o aumento de números de casos da dengue é assustador e que os sintomas são parecidos com os da covid-19.
“Não podemos perder o controle de prevenção da dengue. Os sintomas se confundem com o coronavírus e os dados são muito preocupantes. Durante os três primeiros meses de 2021 já temos mais casos registrados que o ano inteiro de 2020 e isso se agrava com o tempo chuvoso. Vamos sensibilizar a todos para os cuidados em casa, limpar os quintais, tirar os recipientes que possam acumular água. Diante do que ainda estamos passando com a pandemia, não podemos passar por uma epidemia do Aedes aegypti,” finalizou.
———
Texto: Michelle Cristyan – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom – CMM