Na sessão plenária desta segunda-feira (19/4), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o presidente da Comissão de Saúde (Comsau) e vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PSC), usou a tribuna para falar da solicitação feita por meio de indicação ao Serviço de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Manaus (Manausmed) para que os serviços de odontologia e psicologia possam ser disponibilizados aos servidores municipais.
“A odontologia é de grande importância, pois a saúde começa pela boca e precisa de cuidados e esse serviço não é disponibilizado aos servidores. Há muitas pessoas que ficaram com síndrome do pânico, depressão e crise de ansiedade após os inúmeros problemas causados pela pandemia, por isso, também pedi a ampliação do acesso ao acompanhamento de psicologia a todos os usuários,” frisou Dr. Daniel.
Durante o discurso, o presidente da Comsau fez um relato da reunião ordinária realizada pela comissão na sexta-feira (16/4) em que o representante da Secretaria Municipal de Administração (Semad), Ebenezer Bezerra e o subsecretário do Manaumed, Cézar Marques esclareceram os motivos da suspensão dos atendimentos.
“A Manausmed atende cerca de 40 mil usuários e estes ficaram sem assistência médica por alguns meses, devido à quebra de contrato. Eles disseram que assumiram a gestão com muitos débitos, e com 100 dias de trabalho estão avançando com a contratação de novos profissionais e credenciamento de outras empresas. O atendimento às grávidas já está normalizado com o atendimento no hospital Santo Alberto, afirmaram que estão empenhados em normalizar os demais atendimentos de urgência e emergência no prazo de 30 dias e isso já nos tranquiliza”, concluiu.
Dia do Índio
O vereador ainda mencionou em seu discurso, a importância deste 19 de abril, dia em que é celebrado o dia do Índio, destacando a luta do povo indígena para combater o preconceito e preservar a sua cultura.
“Hoje é um dia importante para a sociedade, principalmente à população indígena do nosso Amazonas que tanto luta para conseguir o seu espaço. Conheço muitas aldeias, como por exemplo, a Parque Nações das Tribos que vive na área urbana de Manaus e que possui mais de duas mil famílias que buscam viver de acordo com seus costumes, necessitadas de assistência médica e de cuidados principalmente nesta pandemia e eu me coloco sempre à disposição para apoiar essa causa,” afirmou o parlamentar.
No Brasil, a celebração do Dia do Índio foi instituída pelo decreto lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943, na gestão do então presidente Getúlio Vargas.
———
Texto: Michelle Cristyan – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM