As apresentações desta terça foram divididas nos turnos da manhã e da tarde. A primeira palestra, referente ao primeiro módulo do curso (Políticas Públicas) e realizada pelo coordenador-geral de Desenvolvimento Regional da Suframa, Vitor Lopes, focou em temáticas como acompanhamento e avaliação de projetos, transferência voluntária de recursos, estruturação de cadeias produtivas locais e análise de projetos de desenvolvimento regional. Já a segunda palestra, feita pelo servidor da Coordenação-Geral de Planejamento e Programação Orçamentária da Suframa, Leonardo Perdiz, ocorreu dentro do segundo módulo do curso, referente ao Planejamento Governamental, e teve como objetivo principal prestar orientações sobre elaboração e avaliação do planejamento estratégico, incluindo discussões relacionadas à cadeia de valor, diagnóstico referencial, objetivos e metas dos planos de ação e portfólio de projetos, entre outras.
Teve continuidade nesta terça-feira (9) o curso “Desenvolvendo Novos Gestores Municipais”, que está sendo promovido pela Suframa, de forma on-line e totalmente gratuita, com o objetivo de capacitar prefeitos e secretários municipais de toda a área de abrangência da Autarquia – estados do Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e municípios de Macapá e Santana, no Amapá – para o melhor aproveitamento do conjunto de incentivos fiscais ofertados pelo modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e, consequentemente, a disseminação e elaboração de novos projetos visando ao desenvolvimento regional. Até o momento, o curso já somou mais de 250 inscrições, incluindo usuários de outros estados fora da área de atuação da Suframa.
De acordo com o superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Manoel Amaral, a Autarquia se sente honrada em ter a possibilidade de interagir com os gestores municipais e buscar fazer com que os conteúdos disseminados possam se reverter em ações e benefícios em toda a região. “Contamos com palestrantes do mais alto nível e também estamos com nossas portas, e-mails, telefones e outras formas de acesso sempre abertas e à disposição dos parceiros. Queremos fazer com que nossa disponibilidade resulte na produção de feitos onde eles precisam ser gerados, ou seja, onde estão os usuários dos nossos serviços e todos os cidadãos para os quais se destinam todo o trabalho que a Suframa executa”, disse.
As atividades do curso seguem até quinta-feira (11). Amanhã (10), as apresentações terão continuidade com a realização de quatro palestras dentro do terceiro módulo do curso, focado na temática “Probidade Administrativa e Uso de Recursos”. Para se inscrever gratuitamente, os interessados devem acessar o link https://doity.com.br/novosgestores.