O Ministério Público do Amazonas, expediu Recomendação ao Diretor da Unidade Hospitalar São Sebastião, bem como ao Secretário Municipal de Saúde de Atalaia do Norte que procedam com a imediata instalação do aparelho de Raio-X novo existente na Unidade Hospitalar.
Através de um Inquérito Civil instaurado a fim de apurar suposta falta de estrutura no hospital, foi realizada inspeção através do Promotor de Justiça Elanderson Lima, que constatou a existência de um aparelho de Raio-X novo acondicionado em caixa de madeira na recepção do hospital e sem nenhuma utilização. O equipamento é uma das ferramentas mais utilizadas no diagnóstico de doenças que afetam o aparelho respiratório, como é o caso da covid-19.
O documento recomenda ao Chefe do Poder Executivo Municipal de Atalaia do Norte e ao Secretário Executivo de Assistência ao Interior da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas que preste todo apoio logístico, financeiro e administrativo necessário para que o equipamento seja devidamente instalado.
Transparência na vacinaçãoO Promotor também Recomenda ao Prefeito e aos secretários que disponibilizem, em site especifico e nas redes sociais , caso existentes, os dados e informações relativos ao Plano Nacional de Imunização, bem como das informações relativas ao nome, CPF e grupo prioritário a que pertencem, das pessoas vacinadas, data de vacinação, número de lote da vacina aplicada e nome do responsável pela aplicação da vacina, com alimentação diária das informações, a fim de possibilitar o acompanhamento, em tempo real, pelo cidadão e pelos órgãos de controle.
Texto: Camila Barbosa – ASCOM MPAMFoto: Divulgação/ Prefeitura de Atalaia/ Nailson Tenazor