Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Coordenador do Instituto Carlos Borborema recebe medalha da Assembleia Legislativa do Amazonas e Prêmio Sergio Arouca
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Coordenador do Instituto Carlos Borborema recebe medalha da Assembleia Legislativa do Amazonas e Prêmio Sergio Arouca

16/12/2021
Compartilhar

FOTO: Arquivo pessoalO coordenador do Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB), o médico infectologista Marcus Lacerda, foi agraciado, nesta semana, com duas premiações: a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo, maior comenda do Poder Legislativo do Estado do Amazonas, e o Prêmio Sergio Arouca de Saúde e Cidadania.
Há 40 minutos
Por Agência Amazonas

Comenda da Aleam foi entregue na noite de ontem (15/12), e Prêmio Sergio Arouca teve cerimônia na segunda-feira (13/12), no Rio de Janeiro

Em agradecimento, o pesquisador disse que fica honrado em receber o reconhecimento de um dos poderes do Estado. A indicação foi da deputada estadual Mayara Pinheiro. “Não sou cidadão amazonense, mas vivo aqui há 21 anos. É motivo de muito orgulho ser agraciado com essa medalha”, salientou.

A cerimônia de outorga da Medalha da Ordem do Mérito Legislativo, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), foi realizada na noite de quarta-feira (15/12), no auditório Belarmino Lins. A honraria prestigia personalidades com relevantes serviços prestados à sociedade amazonense.

Lacerda foi homenageado, ao lado da diretora do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Adele Benzaken, em reconhecimento ao seu trabalho sério, pela dedicação à ciência e preocupação com as vidas dos brasileiros. Durante o evento, foi destacado que ambos os pesquisadores tiveram suas indicações para a Ordem Nacional do Mérito Científico preteridas pelo Presidente da República e sofreram discriminação politica por suas posições claras em favor do interesse e da saúde pública.

Prêmio Sergio Arouca – A entrega do Prêmio Sergio Arouca de Saúde e Cidadania foi realizada na segunda-feira (13/12), no Rio de Janeiro, pelo Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc-SN) da Fiocruz. Periodicamente, a associação homenageia entidades e personalidades na luta em defesa da saúde pública, democracia e por direitos.

“Mais importante do que homenagear as inúmeras pessoas e instituições que participaram da construção da saúde pública e fazem pesquisa de qualidade nesse país, é importante lembrar de Sergio Arouca; é importante lembrar da Fiocruz; é importante que, como pesquisadores, olhemos para o futuro e pensamos em quais desafios teremos daqui para frente. A todos vocês, meu muito obrigado”.

Em mensagem de agradecimento, via vídeo, o infectologista falou que foi com imensa alegria que recebeu a notícia de que seus pares da Asfoc haviam o indicado a receber a premiação, bem como salientou a importância de olhar para os desafios na manutenção da saúde pública no país.

No ensino, atua como professor do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), sendo docente permanente do Programa de Mestrado em Hematologia da instituição e professor adjunto da University of Texas Medical Branch (UTMB), nos Estados Unidos. Lacerda também é autor da coluna e do livro de crônicas “Quarentena no Rio Negro”, disponível on-line.

Atuação – Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda é médico infectologista da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e especialista em Saúde Pública do Instituto Leônidas & Maria Deane (Fiocruz-Amazônia).

Desde 2017, coordena o IPCCB, um grupo de pesquisa interdisciplinar, multiprofissional e interinstitucional, que funciona como um consórcio firmado entre a FMT-HVD com a UEA e a Fiocruz-Amazônia. É pesquisador 1C do CNPq e editor da “Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical”, da “PLoS Neglected Diseases” e da “Frontiers Tropical Medicine”. Seus principais focos de pesquisa são: malária, HIV, arboviroses e outras doenças emergentes.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Belarmino Lins, Dra. Mayara, Educação, Estado do Amazonas
Redação Informe Manaus 16/12/2021 16/12/2021
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

Instituições reafirmam parceria em prol da educação indígena na fronteira

06/09/2024
Geral

Portaria de prorrogação dos auxilios estudantis é publicada

06/09/2024
Geral

Linha 125 do campus passará a utilizar ônibus elétrico

06/09/2024
Geral

Graduação de Antropologia, de Benjamin Constant (INC/Ufam), sobe de 3 para 4 na Avaliação do MEC

06/09/2024
Eleições 2024Geral

Justiça Eleitoral condena Amom Mandel por mensagem caluniosa e concede direito de resposta a David Almeida

31/08/2024

David se emociona ao lembrar último desejo de sua mãe

21/08/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus