Há 20 minutos
Por Agência Amazonas
Garantia safra. Foto: Divulgação/SeprorA Secretaria de Estado de produção rural (SEPROR), por meio da coordenação do Comitê Estadual do Fundo Garantia safra, participou, na segunda-feira (02/08), de uma reunião on-line com a Coordenação Geral Operacional do Fundo, sediada em Brasília, visando alinhar acesso e procedimentos junto ao sistema de controle no Ministério da agricultura, pecuária e Abastecimento (Mapa). O encontrou iniciou o processo para as adesões municipais, inscrição e seleção de agricultores dos primeiros sete municípios, todos da Bacia do Juruá, para participar do programa do Governo Federal, a partir de setembro.
Da reunião participaram o primeiro suplente da coordenação pelo Amazonas, Heitor Liberato Júnior; o engenheiro agrônomo Alan Sabóia; o titular da Secretaria Executiva Adjunta de Política Agrícola, pecuária e Florestal do Amazonas (Seapaf) da SEPROR, Airton Schneider; o coordenador geral operacional do Garantia safra, José Carlos Mercês Júnior; e técnicos do Mapa.
“Estávamos ansiosos para iniciar os trabalhos, e isso ficou marcado com a reunião de hoje. Já temos acesso de nossa coordenação ao sistema do Mapa, e ainda nesta semana começam a ser adotadas todas as decisões administrativas para que possamos ter as adesões dos municípios e seus produtores rurais também cadastrados até novembro”, disse Heitor Liberato.
O Governo Federal incluiu o Amazonas no programa Garantia safra no último mês de junho, visando a safra 2021/2022. A iniciativa proposta pelo governador Wilson Lima beneficiará produtores rurais na Bacia do Juruá e no Alto Solimões. O processo de recebimento dos documentos de adesão dos municípios, a começar pela Bacia do Juruá, estará concluído até setembro.
Em seguida, haverá o cadastramento dos produtores, que anualmente estão sujeitos à perdas durante as enchentes e se encontram em regiões que apresentam Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo ou muito baixo.