Na manhã desta sexta-feira (28/5), equipes de fiscalização da Comissão de Defesa do Consumidor (Comdec) da Câmara Municipal de Manaus (CMM), presidida pelo vereador Marcio Tavares (Republicanos), e do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) constataram irregularidades em um dos produtos sendo vendidos abaixo do peso, em supermercado localizado na avenida Carvalho Leal, zona Sul de Manaus.
Ao realizarem exames de pesagem, em 23 itens de produtos do gênero alimentício, constataram que um dos itens estava com peso abaixo do declarado na embalagem. O estabelecimento recebeu um laudo de reprovação do produto irregular, e terá um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Instituto.
Durante a fiscalização, a Comissão de Defesa do Consumidor (Comdec) da Câmara Municipal de Manaus (COMDEC/CMM), também encontrou diversos produtos sem identificação de preços e outros com datas de validade expiradas e/ou embalagens violadas. Após a constatação, eles foram descartados, conforme orientação da Comissão do Consumidor da CMM.
“A Comdec e o Ipem já vêm realizando operações em conjunto desde o início do ano. O que a gente definiu foi uma intensificação das nossas fiscalizações para darmos resposta à sociedade, ao consumidor. Nós escolhemos os estabelecimentos ou os segmentos mais denunciados”, explicou o presidente da Comdec, vereador Marcio Tavares.
Orientação ao consumidor
Caso o consumidor perceba alguma prática abusiva ou propaganda enganosa, denuncie à Comdec, por meio do WhatsApp (92) 3303-2935, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h.
Texto: Rick Olliver – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Valter Leandro – Assessoria de Comunicação do vereador