Após receber denúncias, de que uma empresa está despejando material tóxico no lago do Oscar, localizado no bairro da Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste de Manaus, o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Sustentabilidade e Vigilância Permanente da Amazônia (COMMARESV), da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Kennedy Marques (PMN), e o vereador Rodrigo Guedes (PSC), foram ao local averiguar a situação.
De acordo com a denúncia dos moradores, a empresa escoa todo o material químico usado na produção de papel higiênico no local, que integra a microbacia hidrográfica do lago do Aleixo e está localizado no perímetro tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do encontro das águas dos rios Negro e Solimões ambos rios federais.
Em uma lancha, os vereadores foram por dentro do rio até a entrada do lago, onde identificaram um material espesso, que segundo Kennedy Marques, se trata de produtos químicos. “O que vimos é um dano ao meio ambiente, e algo precisa ser feito urgente para que esse lago, não morra como tantos outros em Manaus”, alertou o parlamentar.
Segundo o presidente do bairro Colônia Antônio Aleixo, Estevam Júnior, a empresa é alvo de denúncias desde 2013, quando o Ministério Público Federal (MPF) a fez assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para tratar os resíduos antes de lançá-los no lago. “Esse já é um problema antigo, aqui temos cerca de 500 pescadores que foram prejudicados por essa empresa, além de banhistas que utilizavam o lugar para lazer e não podem mais por conta destes produtos que são lançados lá”, reclamou o presidente do bairro.
O vereador Rodrigo Guedes explicou que as denúncias serão encaminhadas novamente para o MPF, para a Delegacia do Meio Ambiente e para o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, para que providências sejam tomadas. “Não podemos ficar omissos diante desse fato, é algo grave e que precisa ser apurado urgentemente pelos órgão de meio ambiente, e nós, como Comissão vamos acompanhar todo o processo dessas denúncias, para que esse material pare de ser despejado da forma que está sendo feito”, adiantou o vereador.
Tribuna
Durante a sessão plenária desta segunda-feira (05/4) na CMM, o vereador Kennedy Marques apresentou um vídeo com imagens registradas no local e em seu pronunciamento cobrou um posicionamento do IPAAM, que segundo ele, ainda não fez nada pela comunidade.
“Eu fico envergonhado e chateado por essa instituição que deveria proteger e fiscalizar uma situação tão grave como esta. O IPAAM simplesmente emitiu uma nota com foto aérea, sem apresentar uma solução para o caso”, desabafou o parlamentar.
———
Texto: Tiago Ferreira – Dircom/CMM
Foto: Diego Mesquita – Dircom/CMM