Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Começa a tramitar na Aleam mensagem governamental que autoriza contratação de empréstimo
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Política

Começa a tramitar na Aleam mensagem governamental que autoriza contratação de empréstimo

31/08/2021
Compartilhar

 Começou a tramitar na pauta ordinária, desta terça-feira (31) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Mensagem Governamental nº 93/2021, encaminhada pelo Governo do Estado, na última segunda-feira (30) ao legislativo estadual e autoriza o Poder Executivo do Estado do Amazonas a contratar empréstimo externo com instituição financeira estrangeira.
Se aprovado o Projeto de Lei nº 401/2021, originado a partir da mensagem, o Governo do Amazonas fica autorizado a contratar US$ 80 milhões (oitenta milhões de dólares americanos) junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nos termos e condições aprovadas pela Comissão de Financiamentos Externos (COFIEX) e mediante prévia autorização do Senado Federal para serem destinados ao Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).
No texto da mensagem, o governador Wilson Lima (PSC) justifica a necessidade de melhoria das condições de salubridade da população da área de intervenção e para a modernização da gestão pública do Estado, mediante o aumento do acesso da população a serviços de infraestrutura de água, esgotamento sanitário, drenagem e desenvolvimento urbano, com foco na inclusão de gênero e diversidade, bem como da melhora da resiliência climática e melhoria da qualidade dos serviços da infraestrutura crítica de drenagem existente. O Governo do Estado optou por solicitar um empréstimo externo devido às experiências de sucesso com as diversas ações complementares que têm garantido a execução dos programas dessa natureza, como os Prosamim I, II e III e o ProsaiMaués, com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Outra matéria legislativa de cunho financeiro que ingressou na pauta ordinária de tramitação foi o Projeto de Lei nº 403/2021, oriundo da mensagem governamental nº 96/2021. O projeto redefine o alcance e o prazo de adesão do programa de regularização de débitos fiscais com concessão parcial de remissão e anistia de multas e juros do ICMS, IPVA, ITCMD e contribuições ao FTI, FMPES, UEA e FPS, estendendo o prazo para até 31 de dezembro deste ano o prazo para adesão ao referido programa, além de conceder remissão e anistia de débitos do IPVA para veículos utilizados no transporte coletivo no município de Manaus, nos exercícios de 2016 a 2021.
Na justificativa, o governador argumenta que o Amazonas continua sendo duramente castigado por uma pandemia que se alonga por muito mais tempo do que o originalmente estimado, e, por esse motivo, a extensão dos efeitos do programa de regularização devem ser estendidos.

Fundação Hospitalar

O Governo do Estado pretende transformar a Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia ‘Alfredo  da  Matta’ (FUAM) em fundação hospitalar, de acordo com a Mensagem Governamental nº 94/2021 enviada à Assembleia.
A mensagem também já consta na pauta de tramitação ordinária da Assembleia, por meio do Projeto de Lei nº 402/2021, que, se aprovado, vai habilitar a Fundação perante o Ministério da Saúde, e credenciada, junto ao Cadastro Nacional de Entidades de Saúde (CNES), como unidade hospitalar além de ambulatorial, resultando, em última análise, em incremento das possibilidades de aporte financeiro, melhor amplitude de suas atividades e de oferta de serviços à população de nosso Estado.

Diretoria de Comunicação da Aleam

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo, Economia, Estado do Amazonas, Governador Wilson Lima, Governo do Amazonas, Manaus
Redação Informe Manaus 31/08/2021 31/08/2021
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Eleições 2024Política

David Almeida vence o 2º turno, confirma Quaest/Rede Amazônica

20/10/2024
Eleições 2024Política

David Almeida dobra vantagem sobre o segundo colocado, diz pesquisa QUAEST TV Globo

16/09/2024

Preferência de manauaras por gestão David Almeida cresce à medida que eleições se aproximam

05/09/2024
Eleições 2024Política

David Almeida anuncia setembro de inaugurações em Manaus

01/09/2024
Eleições 2024Política

David Almeida abre 20 pontos de vantagem e dispara na corrida pela Prefeitura de Manaus

26/08/2024
Governo do AmazonasPolítica

No Dia Mundial do Teatro, FUnATI apresenta espetáculo ‘Paixão de Cristo’ no Teatro Gebes Medeiros

28/03/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus