Nesta terça-feira (16/03), o abastecimento de sangue registrou queda de 70%. A ausência de doadores PODE estar relacionada à pandemia, somada ao período chuvoso.
Há 10 minutos
Por Agência Amazonas
Ausência de doadores PODE estar relacionada à pandemia, somada ao período chuvoso. Foto: Divulgação/HemoamA Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) convoca com urgência doadores de sangue de todos os tipos sanguíneos para realizarem doações, a fim de estabilizar o estoque do insumo.
Em março do ano passado, a ausência de doações também acentuou a escassez no estoque, com 60% de queda.
Desde o início da pandemia no Amazonas, o Hemoam vem enfrentando dificuldades para equilibrar o abastecimento de sangue.
Preocupação
A situação atual dos tipos sanguíneos A+, O+ e O- é preocupante. Mais de 80% da demanda em todo estado gira em torno desses fatores. A disponibilidade de bolsas desses grupos está 70% abaixo da meta no estoque.
“Estamos numa situação um pouco mais precária do que ano passado, considerando que estamos enfrentando uma versão mais grave do vírus, somado às chuvas constantes, que naturalmente acaba inibindo a saída das pessoas de suas casas”, destacou o diretor clínico do Hemoam, Nelson Fraiji. “Se continuar desse jeito vamos ter que racionalizar o atendimento das demandas de sangue para os hospitais públicos e privados da capital e interior”, completou.
“Sempre que um paciente precisa de sangue, é necessário um trabalho educativo da equipe de assistência junto à família desse paciente para mobilizar parentes e amigos na reposição dessas bolsas utilizadas”, explicou Fraiji.
Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos. Foto: Divulgação/HemoamNesta semana, o Hemoam começou a acionar os hospitais que recebem produtos sanguíneos do hemocentro para ajudarem na reposição dos estoques.
A parceria com a empresa de transporte por aplicativo continua valendo até a próxima segunda-feira (22/03).
Desconto em corrida por aplicativo
Como forma de estímulo à doação de sangue em Manaus, a empresa 99 App vem disponibilizando cupons com desconto de R$ 15 na ida e mais R$ 15 na volta de viagens com destino ao Hemoam.
Como doar sangue
Para ser doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar com a presença dos pais ou responsável legal. É preciso estar bem alimentado e apresentar documento oficial com foto.
Para aproveitar o desconto, é necessário inserir a palavra “DOESANGUEMAO” na aba “Cupom de desconto”, do aplicativo da 99. A promoção disponibiliza um total de 1.000 (um mil) cupons, que podem ser utilizados até o dia 22.
As doações estão sendo realizadas exclusivamente na sede da Fundação Hemoam, na avenida Constantino Nery, 4.397, Chapada.
Quem contraiu Covid-19 ou outras síndromes respiratórias agudas, a doação PODE ser realizada após 30 dias do desaparecimento total dos sintomas.
A unidade de coleta da Maternidade Ana Braga, na zona leste de Manaus, está temporariamente fechada para segurança dos doadores, em virtude da pandemia.
