Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Com esforços do Governo do Amazonas, estado registra redução nos casos de malária em 2021
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Com esforços do Governo do Amazonas, estado registra redução nos casos de malária em 2021

06/11/2021
FOTO 001 1024x682 1
Compartilhar

FOTOS: Lucas Silva/SecomDados epidemiológicos divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) apontam que, de janeiro a outubro de 2021, foram notificados 46.842 casos da doença. O total representa uma redução de 7% em relação ao mesmo período de 2020, quando foram notificados 50.418 casos. O Governo do Estado, por meio da FVS-RCP; e Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em parceria com órgãos municipais, têm intensificado esforços para combater a proliferação da doença.
Há 21 minutos
Por Agência Amazonas

AM é referência no tratamento da doença e pioneiro no uso de medicamento inovador para combate à malária

“Nós temos repasses federais anuais programados, todos para ações estratégicas de combate à malária. Por isso hoje esse evento aqui, justamente para lembrar à população, uma mobilização social de educação e saúde, para que possamos aderir às estratégias de prevenção. O Amazonas foi escolhido por conta dessas ações, que constataram redução de 7%”, ressaltou Tatyana.

Durante a abertura do evento “Brasil Sem Malária”, em alusão ao Dia da Malária nas Américas, realizado neste sábado (06/11), no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, zona norte de Manaus; a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, comentou que a redução é fruto da aplicação de medidas de prevenção, controle e eliminação da doença.

No Amazonas, as ações de diagnóstico da malária são coordenadas pelo Lacen, junto às unidades de saúde. “Hoje nós realizamos o diagnóstico da malária em todas as unidades de saúde do Estado, incluindo capital e interior. A maioria das pessoas apresentam traumatologia, febre, dor de cabeça, calafrios e, com esses sintomas, elas podem procurar as nossas unidades de saúde. Temos profissionais treinados para realizar o diagnóstico”, afirmou a subgerente de Endemias do Lacen, Ruth Cruz.

O evento, que foi aberto pelo governador Wilson Lima e pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, contou com oito estandes coordenados pelas instituições parceiras da FVS-RCP engajadas no combate à malária: SES-AM, Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa-Manaus) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

A tafenoquina é um medicamento administrado em dose única, que facilitará a adesão do paciente e será uma alternativa ao tratamento com primaquina, administrada por sete dias. A nova droga não exclui o uso associado com cloroquina.

Tratamento – O Amazonas começou, no dia 20 de setembro, a fase de implementação da tafenoquina, medicamento que reduz o tempo de tratamento da malária vivax. Seis unidades da rede pública estadual de saúde na capital passaram a receitar o medicamento, juntamente com o teste G6PD, para diagnóstico deste tipo da doença. Manaus e Porto Velho (RO) são as primeiras cidades do mundo a utilizarem esse tratamento.

“O Amazonas é referência no tratamento da malária há muitas décadas, inclusive a Fundação de Medicina Tropical, mas a gente tem esse passo a mais, agora no tratamento de malária, que é uma doença negligenciada e que nós precisamos de uma ferramenta diferenciada no tratamento, visando o melhor controle e eliminação da doença no futuro”, acrescentou o pesquisador, que esteve no estande da FMT-HDV, durante o evento “Brasil Sem Malária”.

“A tafenoquina vem como um avanço justamente por diminuir esses sete dias de primaquina e o tratamento pra ser feito somente em um dia. Então são três dias de cloroquina, mais um dia de tafenoquina. O Ministério da Saúde propôs para os estados do Amazonas e Rondônia para iniciarmos a implementação da tafenoquina e da testagem rápida de G6PD”, disse Marcelo Brito, pesquisador da FMT-HVD.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o teste de G6PD em outubro de 2018. A tafenoquina foi aprovada, em outubro de 2019, com base nos estudos clínicos de Fase 3 também realizados em Manaus e Porto Velho.

A medicação pode ser administrada para maiores de 16 anos que, obrigatoriamente, realizaram o teste de G6PD, uma enzima protetora presente no organismo humano. Pessoas com deficiência na produção dessa enzima podem apresentar reação (hemólise) ao uso de antimaláricos. A testagem irá proporcionar maior segurança e tratamento adequado aos pacientes.

Também contemplaram ações educativas, com jogos infantis com informações sobre a malária, e exposições dos trabalhos realizados pela FVS-RCP, FMT-HVD, Inpa e do Ministério da Saúde, que vai abordar o Programa Nacional de Prevenção e Controle da Malária (PNCM).

“Brasil Sem Malária” – Os estandes no evento contaram com exposições sobre o ciclo biológico do vetor da malária e as ações para o controle da doença, incluindo mostras de mosquiteiros impregnados, bombas para borrifação de inseticidas e do material utilizado para o teste de diagnóstico rápido.

Além da capital, a mobilização acontece simultaneamente nos municípios do interior, sob a coordenação das secretarias municipais de Saúde.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Governador Wilson Lima, Governo do Amazonas, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Galeria de Fotos Educao Indgena Parceria Reafirmada v1 Prancheta 1
Geral

Instituições reafirmam parceria em prol da educação indígena na fronteira

06/09/2024
imagem informemanaus
Geral

Portaria de prorrogação dos auxilios estudantis é publicada

06/09/2024
imagem informemanaus
Geral

Linha 125 do campus passará a utilizar ônibus elétrico

06/09/2024
UFAMINC
Geral

Graduação de Antropologia, de Benjamin Constant (INC/Ufam), sobe de 3 para 4 na Avaliação do MEC

06/09/2024
Educacao JEAs Aluna Kamile Badminton foto Euzivaldo Queiroz 1024x683 1
GeralEleições 2024

Justiça Eleitoral condena Amom Mandel por mensagem caluniosa e concede direito de resposta a David Almeida

31/08/2024

David se emociona ao lembrar último desejo de sua mãe

21/08/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus