O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) realizou sua primeira formatura virtual. Na manhã do dia 4 de fevereiro, 37 alunos foram diplomados, sendo 27 do curso Técnico em Enfermagem e 10 do Técnico em Hemoterapia. O Amazonas ganha reforço no combate à Covid-19 com a entrada de mais profissionais da área de saúde no mercado de trabalho.Essa foi a primeira vez que o Cetam organizou uma formatura on-line. A iniciativa da direção visa garantir a segurança de alunos, familiares e servidores da instituição durante a pandemia.
O diretor-presidente do Cetam, Prof. Dr. José Augusto de Melo Neto, reforça a preocupação em evitar, neste momento de pandemia, risco de contaminação. Ele também ressalta o reforço que esses novos profissionais darão ao combate aos casos de Covid-19 e tratamento de pacientes acometidos com a doença.
Os 37 formandos foram os primeiros a aderir à antecipação da conclusão de curso garantida pela Resolução do Comitê Técnico Profissional (Cotep) do Cetam, publicada no Diário Oficial do dia 15 de janeiro de 2021. “Essa adesão é extensiva aos alunos do Cetam no interior do Estado”, explica o professor.
A antecipação da conclusão de curso é possível para quem está com 80% da carga horária do curso concluída. O aluno também precisa ter iniciado estágio supervisionado em unidades de saúde.
Os formandos estudaram em Manaus, na Escola de Formação Profissional Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra, unidade do Cetam na capital. Outros alunos da área de saúde ainda poderão aderir à antecipação da conclusão de curso.
A medida atende, inicialmente, 8 turmas e 248 alunos dos cursos técnicos em Enfermagem, Análises clínicas, Radiologia, Hemoterapia, Vigilância em saúde e Agente comunitário de saúde dos seguintes municípios: Manaus (46); São Paulo de Olivença (47); São Sebastião do Uatumã (35); Tonantins (32); Barcelos (39); Parintins (32); e Humaitá (17).