Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Cetam dá aula de primeiros socorros para agentes de saúde do interior
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Cetam dá aula de primeiros socorros para agentes de saúde do interior

13/06/2021
cetam2 300x224 1
Compartilhar

Há 27 minutos
Por Agência Amazonas

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) está intensificando a qualificação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no interior do Amazonas. Recentemente, foi ofertado um curso de “Primeiros socorros” na comunidade do Piranha, em Manacapuru.

Durante três dias, os ACS residentes em áreas próximas participaram ativamente das aulas práticas, realizadas no Núcleo de Conservação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uatumã. 

Algumas atividades aconteceram ao ar livre, à beira do lago do Piranha. O curso foi possível graças à parceria entre Cetam e Fundação Amazonas Sustentável (FAS), que solicitou a atualização para residentes na RDS Uatumã.

As aulas práticas e teóricas foram ministradas por Ismael de Pinho Lima Melo, instrutor da Escola Saavedra, unidade do Cetam voltada a cursos na área de saúde. Segundo ele, durante as 20 horas de duração do curso, foram priorizados os tipos de intervenções que podem ser feitas, de maneira rápida, logo após a ocorrência de um acidente ou mal súbito.

“Nosso objetivo é ensinar o ACS a agir até a chegada de um atendimento médico, evitando o agravamento do problema”, explicou o instrutor. De acordo com ele, foram feitas simulações de sinistros, acidentes com fraturas expostas, afogamento, transporte de vítimas, engasgo em adultos e crianças, dentre outras situações.

Ismael ressaltou a importância desse curso de atualização para a comunidade onde os ACS residem e também para qualquer lugar onde eles estejam. “É fundamental estarem aptos para salvar a vida de um ser humano, adotando as práticas corretas de primeiros socorros”, frisou o instrutor. 

Experiência

Maely Maranhão, 27, foi uma das alunas do curso de atualização. Ela mora na comunidade Maracarana, no rio Uatumã, e disse ter sido uma experiência excelente. “Como sou ACS, esse curso irá me ajudar muito. Aprendi coisas que não sabia e que só havia visto em filmes. Agora vou poder pôr em prática”, revelou Maely.

Mayara Pires, 29, também fez o curso. Ela disse que agora se sente mais segura para realizar atendimentos em sua comunidade. A ACS mora em Santa Luzia do Jacarequara, em Itapiranga, e diz ter sido maravilhosa essa oportunidade. Ela, assim como a colega Maely, pensa em fazer novos cursos pelo Cetam. 

O diretor-presidente do Cetam, Prof. Dr. José Augusto de Melo Neto, reforça a importância de parcerias como a firmada com a FAS e reafirma o compromisso do Centro em promover a educação profissional. “Temos intensificado a oferta de cursos no interior do Amazonas, seguindo a determinação do governador de investir na qualificação de mão de obra em todos os municípios amazonenses.”

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Acidentes, Amazonas, Dra. Mayara, Educação, Educação Tecnológica, Itapiranga, Manacapuru
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Galeria de Fotos Educao Indgena Parceria Reafirmada v1 Prancheta 1
Geral

Instituições reafirmam parceria em prol da educação indígena na fronteira

06/09/2024
imagem informemanaus
Geral

Portaria de prorrogação dos auxilios estudantis é publicada

06/09/2024
imagem informemanaus
Geral

Linha 125 do campus passará a utilizar ônibus elétrico

06/09/2024
UFAMINC
Geral

Graduação de Antropologia, de Benjamin Constant (INC/Ufam), sobe de 3 para 4 na Avaliação do MEC

06/09/2024
Educacao JEAs Aluna Kamile Badminton foto Euzivaldo Queiroz 1024x683 1
GeralEleições 2024

Justiça Eleitoral condena Amom Mandel por mensagem caluniosa e concede direito de resposta a David Almeida

31/08/2024

David se emociona ao lembrar último desejo de sua mãe

21/08/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus