Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), da Prefeitura de Manaus, estão retornando gradativamente às atividades. Por causa da crise sanitária gerada pela Covid-19, essas unidades, gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), estavam atendendo somente casos de urgência, como fraturas de dentes, abscessos dentários, dor de dente intensa de início súbito e biópsia de lesões suspeitas de câncer, encaminhados pelos cirurgiões-dentistas das Unidades Básicas de Saúde (UBS), seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.
A saúde bucal faz parte da carteira de serviços que a Semsa oferece aos usuários. “Durante os picos da pandemia, os atendimentos em odontologia precisaram ser suspensos como forma de proteger os profissionais e os usuários de uma possível contaminação. Com a situação de casos de Covid mais estabilizada em Manaus, o prefeito David Almeida sugeriu que fôssemos retomando esses atendimentos de forma gradual”, disse a titular da Semsa, Shádia Fraxe.
A gerente de Saúde Bucal da Semsa, Andréa Gomes, explicou que, em março deste ano, as UBSs passaram a encaminhar também, conforme a necessidade de tratamento especializado, mulheres em pré-natal, hipertensos e diabéticos, pacientes que são considerados eletivos essenciais, para atendimento nos CEOs. Além disso, os usuários que já estavam em tratamento estão sendo contatados para retomada e conclusão do tratamento. “Estamos trabalhando para o retorno gradativo dos pacientes eletivos ampliados, ou seja, para aqueles que não apresentam risco de vida iminente, que se tiverem o serviço adiado, não terão grandes prejuízos”, acrescentou.
A prefeitura dispõe, atualmente, de quatro CEOs, localizados nos Distritos de Saúde (Disas), e conta ainda, por meio de um convênio com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com o CEO da UEA. Para ter acesso aos serviços, o usuário precisa, de posse do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), ser avaliado por um cirurgião-dentista de qualquer UBS, que dará o encaminhamento para o serviço especializado, se necessário.
Os CEOs oferecem atendimentos especializados para usuários que buscam por serviços de saúde bucal. São referência em diversas cirurgias e estão preparados, inclusive, para atender Pessoas com Deficiência (PcDs).
Os serviços ofertados nos CEOs fazem parte da Política Nacional de Saúde Bucal, o Brasil Sorridente, que tem modificado a vida de milhões de brasileiros por meio do acesso a serviços odontológicos de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento oferecido é uma continuidade do trabalho realizado pelas equipes de Saúde Bucal da rede de Atenção Primária, que são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos CEOs, dos casos mais complexos.
CEO OESTE – Professor João Luís Ribeiro Mendonça (rua Comandante Paulo Lasmar, s/n°, Conjunto Santos Dumont)
Localização dos Centro de Especialidades Odontológicas
CEO SUL – Doutor José Fortunato de Oliveira (rua São Lázaro, s/n°, São Lázaro, final das linhas dos ônibus 704 e 708)
CEO LESTE – Professor Doutor Jair Machado Santos da Rocha (rua J, Quadra 64, N° 7, São José Operário, Etapa B)
CEO NORTE – Doutor Rubim Sá (rua 77, n° 26, Quadra 240, Núcleo 11, Cidade Nova II – depois da escola estadual Dom Milton)
CEO UEA – Professor Graça Marrocos de Oliveira – Convênio (rua 4, Casa 5, Conjunto Celetramazon, bairro Adrianópolis, (Próximo a escola Mayara Aziz)
Serviços prestados
Documentação necessária para o atendimento
Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca
Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros
Periodontia especializada
Endodontia
Atendimento à pessoa com deficiência
Odontopediatria
Ortodontia (preventiva)
Prótese total (somente no CEO Oeste)
Cartão Nacional de Saúde
Encaminhamento padrão do cirurgião-dentista da Atenção Primária
———
Foto – Divulgação / Semsa
Texto – Tânia Brandão / Semsa