Há 5 minutos
Por Agência Amazonas
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) segue proporcionando cidadania e dignidade aos internos do sistema prisional. Nesta quinta-feira (26/08), os reeducandos do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 (CDPM 2), localizado no Km 08 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), receberam a segunda ação para a emissão do Registro Geral (RG) neste ano.
Desta vez, mais 20 detentos puderam retirar tanto a primeira quanto a segunda via do documento de identidade, que viabiliza a participação deles nas atividades diárias da unidade e nos programas de ressocialização “Trabalhando a Liberdade” e “Conhecimento que Liberta”, que são fundamentais para o processo de reintegração social.
A atividade ocorreu novamente por intermédio de uma parceria entre a Seap e o Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), ligado à Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), e teve o apoio da empresa de cogestão New Life Gestão Prisional.
Para a chefe do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc) da Seap, Keyla Prado, que é responsável por coordenar as ações de cidadania nas unidades, a oferta da emissão de documentos é um dos caminhos adotados para humanizar e valorizar a vida do interno dentro do sistema prisional.
“É desta forma que podemos mostrar ao reeducando que estamos trabalhando ao máximo para que ele alcance a mudança de vida. Com a documentação em mãos e atualizada, ele pode participar dos programas de remição de pena e se reintegrar à sociedade de forma mais rápida e fácil”, explica.
Mais ações
O Centro de Detenção Feminina (CDF), o Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e o Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) serão as próximas unidades prisionais beneficiadas com a ação de RG no mês de setembro. O CDPM 2 receberá a ação novamente em outubro.