A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com o Instituto Visão Amazônica, dá início nesta sexta-feira, 27/8, às 18h, à Maratona de Hackathon ‘Manaus Visão Hack 2021’, no Casarão da Inovação Cassina, Centro. O evento terá a duração de 48 horas, encerrando no domingo, 29. Com 104 inscritos, que irão integrar nove equipes com cinco participantes cada, as inscrições se encerraram no último domingo, 22.
“A maratona vem gerar soluções para encurtar o relacionamento entre a Prefeitura de Manaus e seus contribuintes. O hackathon será executado com recurso de emenda parlamentar, seguindo o que o prefeito David Almeida tem demandado, com soluções tecnológicas e de inovação para melhorar a vida da população em geral”, informa o secretário da Semtepi, Radyr Júnior.
O evento obedecerá a todas as recomendações sanitárias de combate à Covid-19, como uso obrigatório de máscara e álcool em gel, além do distanciamento entre os participantes.
O evento Manaus Visão Hack 2021 irá reunir programadores, desenvolvedores de softwares, designers, empreendedores, dentre outros profissionais de tecnologia interessados em prospectar soluções inovadoras e sustentáveis para áreas estratégicas da administração pública municipal da capital, com três temas nas áreas prioritárias da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), a fim de otimizar os serviços prestado à população.
O termo hackathon é conhecido no universo da tecnologia como a junção das palavras em inglês hack (programar bem) e marathon (maratona). O evento tem duração média de 48 horas e ocorre, em geral, nos fins de semana (sexta-feira, sábado e domingo), sem interrupção. Nesse período, os participantes devem pensar e desenvolver uma solução que possa atrelar tecnologia, como aplicativos, softwares ou hardwares, aos critérios estabelecidos pelos organizadores do evento.
Oportunidade
— — —
“Com o fim das inscrições, nós ficamos com uma enorme expectativa. É um evento que no lançamento já deixou sua marca. Essa é uma oportunidade para todos que irão participar, ou seja, contribuir, tecnologicamente, para a cidade de Manaus”, salienta o diretor Financeiro do Hackathon, Erandir Júnior.
Foto – Altemar Alcântara / Semcom
Texto – Fabiane Monteiro / Semtepi
Casarão da Inovação Cassina sedia o ‘Manaus Visão Hack 2021’ neste fim de semana Prefeitura Municipal de Manaus.