A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), amplia, a partir desta quarta-feira, 9/6, a Campanha de Vacinação contra Influenza (Gripe) para mais dez grupos prioritários: pessoas com comorbidades, pessoas com deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas.
Iniciada no dia 12 de abril, a campanha foi dividida em etapas este ano, com ampliação para novos grupos prioritários de acordo com o envio de doses da vacina pelo Ministério da Saúde ao município de Manaus, atendendo inicialmente idosos, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), professores, trabalhadores da saúde e indígenas.
“Agora, a prefeitura passa a atender todos os 17 grupos prioritários para a vacinação contra a Influenza, definidos pelo Ministério da Saúde levando em consideração o maior nível de risco de adoecimento e de morte pela doença, assim como o maior risco de exposição ao vírus da Influenza, como é o caso dos trabalhadores da saúde e de outros profissionais que atuam em atividades essenciais”, disse o prefeito David Almeida.
A vacinação acontece em 171 salas de vacina no município de Manaus e a lista com o endereço de cada uma pode ser acessada no site da Semsa: https://semsa.manaus.am.gov.br.
Até o dia 2 de junho, dados da Semsa apontam que, entre os primeiros grupos atendidos na campanha contra Influenza, foram imunizadas 84.845 crianças, o que representa 43,03% da meta para esse grupo prioritário; assim como 37.586 idosos (20,29% da meta); 15.494 gestantes (54,45% da meta); e 3.674 puérperas (78,55% da meta).
“A procura pela vacina contra a Influenza ainda tem sido reduzida e por isso é necessário reforçar o alerta sobre a importância dessa campanha. A Prefeitura de Manaus vem executando duas campanhas de vacinação ao mesmo tempo, uma contra a Covid-19 e outra contra a Influenza. Para garantir o atendimento, a Semsa organizou os postos de vacina separadamente, observando todos os cuidados necessários no momento de pandemia”, afirma a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, lembrando que quem tomou uma das vacinas, contra a Covid-19 ou Influenza, deve aguardar um intervalo de 14 dias para receber a outra.
A campanha seguirá até o dia 9 de julho e a meta é imunizar um público estimado em 642.003 pessoas em Manaus.
Para receber o imunizante, é importante que o público-alvo apresente documento de identidade, o cartão de vacina e, se for o caso, o contracheque ou a carteira de trabalho que comprove o vínculo empregatício, ou no caso dos caminhoneiros, apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria D ou E.
Entre os 171 locais de vacinação, a Semsa mantém dez unidades de Saúde com salas de vacina funcionando em horário ampliado, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa
— — —
Disponível em – https://flic.kr/p/2kYifAt
Fotos – João Viana / Arquivo Semcom
Campanha de vacinação contra Influenza é ampliada para mais dez grupos prioritários em Manaus Prefeitura Municipal de Manaus.