A solenidade em homenagem ao Dia da Polícia Civil, comemorado no dia 21 de abril, foi presidida pelo vereador Caio André (PSC), terceiro vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus.
O vereador Peixoto, (PTC), autor da propositura da entrega da medalha de ouro Josué Cláudio de Souza, na área do serviço público, deu início as honrarias, juntamente, com o vereador Lissandro Breval (Avante), que fez a entrega da placa à primeira mulher a comandar a delegacia geral do Estado do Amazonas, Emília Ferraz Carvalho.Segundo ele, a Câmara realiza essa homenagem mais do que justa e inédita, já que o parlamento municipal nunca concedeu honrarias à polícia civil do Amazonas.
“Talvez por se tratar de uma instituição do Estado, e que por isso, não tenha uma ligação direta com esta casa, pela questão da municipalidade. Mas, hoje vemos ao contrário, pois a polícia civil tem prestado não só um serviço na área da segurança, mas também de apoio à saúde na capital e em todo o Amazonas durante a pandemia da covid-19”, explicou o vereador.
Após a exibição do vídeo institucional do Fera – Grupo Força Especial de Resgate e Assalto, o vereador Peixoto entregou os certificados ao coordenador da equipe, Juan Carlos de Souza Valério e também aos homenageados da Polícia Civil. Durante discurso, ele ficou emocionado, disse que passou um filme na memória dele. O vereador fez parte da corporação da polícia civil por 12 anos e durante a homenagem, ele nem esperava, mas também recebeu honrarias do grupo FERA.
“Fiquei muito feliz com a homenagem em receber o certificado e a moeda simbólica do grupo, porque ter trabalhado na polícia civil é um orgulho muito grande. Uma grande satisfação também, por homenagear grandes profissionais que não medem esforços para garantir a segurança do nosso estado”, comentou o vereador Peixoto.
A homenageada, delegada geral da polícia civil, Emília Ferraz Carvalho, é formada em direito pela Universidade Federal do Piauí. Possui especialização em segurança pública pela Universidade Nilton Lins e é mestre em segurança pública pela Universidade Estadual do Amazonas.
Entrou para a polícia no ano de 2001 e nesses 20 anos, entre os destaques da sua carreira, a operação Mamon, que apreendeu a maior quantidade de entorpecentes e armas de fogo na história do Estado do Amazonas.
“Conseguimos não só apreender a maior quantidade da história do Amazonas, mas também todo o grupo. A polícia civil é a minha casa e meus colegas de profissão são minha família. Essa homenagem não é só minha, mas também se estende a todos que estão comigo. Agradeço à Câmara por tal honraria!”, disse a delegada geral.
Entre os homenageados da Polícia Civil, delegado Rodrigo de Sá, atual diretor presidente do Detran, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas, comentou que a homenagem à delegada geral ilustra bem o trabalho que ela tem feito nestes últimos anos e que ficou também, muito feliz em ser lembrando pela 18ª legislatura da Câmara Municipal de Manaus.
“Sou delegado de polícia com muito orgulho e estou honrado em ser homenageado. Essa é a primeira vez que entro na Câmara Municipal de Manaus, espero voltar outras vezes”, declarou Rodrigo de Sá.
Texto: Arthemisa Gadelha
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM