O deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) que preside a Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e é membro representante do Amazonas na Comissão Nacional de Acompanhamento da Vacinação (Conav), da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), cobrou na manhã desta quarta-feira (17) durante Sessão Plenária, medidas contra as prefeituras municipais que não retiraram doses da vacina contra Covid-19 no Amazonas.
De acordo com informações da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), 23 prefeituras ainda não fizeram retirada de remessas da vacina e 10.744 doses continuam armazenadas em depósitos da fundação.
Para o parlamentar, é preciso garantir medidas que coíbam as atitudes de omissão das prefeituras diante do caso. “Recebi com indignação essa notícia. Não podemos aceitar esse tipo de atitude e irresponsabilidade de prefeitos e secretários de saúde do interior. Estarei me reunindo com minha equipe jurídica para que possamos propor um Projeto de Lei (PL) para penalizar quem esteja prejudicando a população”, ressaltou Bessa.
Na visão do deputado, a atitude configura crime de responsabilidade administrativa. “Existe um grande descaso com a população e isso deve ser punido criminalmente. Não podemos deixar a população a mercê da sorte. As prefeituras não podem se esquivar de retirar as doses alegando que há gastos com logística, pois essa é uma responsabilidade do executivo municipal. Dessa forma, estarei também encaminhando o caso para que o Ministério Público apure a situação”, disse.
Bessa lamentou ainda que grande parte dos municípios que compõem a calha do Médio Solimões estejam na lista divulgada pela FVS. “Sou representante do povo do Médio Solimões e me entristece muito ver que municípios como Tefé (distante 523 km de Manaus em linha reta), Fonte Boa (678 km) e Maraã (634 km) deixaram de retirar remessas da vacina. Cada vida perdida traz inúmeras consequências para seus familiares. Não podemos perder tempo na imunização da população”, finalizou o parlamentar.
Confira as cidades pendentes (lista divulgada pela FVS)
Remessas 5, 6 e 7 – Amaturá (909 km), Juruá (674 km), Santo Antônio do Içá (880 km) e São Paulo de Olivença (985 km)
Remessas 6 e 7 – Codajás (240 km), Fonte Boa, Guajará (1.476 km), Jutaí (751 km), Tonantins (865 km) e Uarini (565 km)
Remessa 6 – Maraã
Remessa 7 – Atalaia do Norte (1.138 km), Barcelos (399 km), Borba (151 km), Itamarati (985 km), Novo Airão (115 km), Novo Aripuanã (227 km), Pauini (923 km), São Gabriel da Cachoeira (852 km), Tabatinga (1.108 km), Tefé, Urucará (261 km) e Urucurituba (208 km).
Gabinete do Deputado Carlinhos Bessa (PV)
Texto: Assessoria do Deputado
Emerson Benevides (92) 99124-0016
Foto: Alexandre Linhares