Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Audiência Pública na Assembleia Legislativa expõe realidade de PCD’s no Amazonas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Política

Audiência Pública na Assembleia Legislativa expõe realidade de PCD’s no Amazonas

31/08/2021
Compartilhar

 Dando continuidade às ações em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, celebrada anualmente de 21 a 27 de agosto, foi realizada na sexta-feira (27), Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), com a finalidade de debater a efetividade de políticas públicas voltadas ao amparo a PCD’s, bem como, a garantia de direitos que, na grande maioria, não são respeitados, além da inclusão da sociedade ao combate do preconceito e à discriminação.
A iniciativa foi da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência, presidida pelo deputado estadual Álvaro Campelo (Progressistas), atendendo a uma solicitação dos professores da Escola Estadual Mayara Redman Abdel Aziz. Entre as políticas já encaminhadas durante os encontros, está o Projeto de Lei, ainda em tramitação no parlamento estadual, que busca a implantação do serviço de estimulação precoce para crianças com necessidades educativas especiais no Estado. Outra iniciativa que fortalece a causa é o Projeto de Lei (PL) Nº 381/2021, também de autoria do parlamentar, que torna permanente o laudo médico-pericial que atesta Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no Amazonas, aprovado na última quarta-feira (11), pela Aleam.
Na oportunidade, a presidente do Projeto Borboletas Azuis, Fabiana Nascimento, expôs algumas barreiras que tem dificultado a garantia dos direitos das pessoas com deficiência. “A gente vem fazendo um trabalho de divulgação com as mães de PcD’s, para que possam conhecer os seus direitos e os direitos dos seus filhos. Temos esbarrado na falta de conhecimento e da boa vontade por parte de quem nos atende. Um exemplo disso, é a dificuldade e a demora de até dois meses para a emissão da Carteira da Pessoa com Deficiência e tirar um RG”, afirmou Fabiana.
O deputado Álvaro Campelo afirmou que as audiências públicas são ferramentas importantes para ouvir e entender a necessidade da população em geral. “Todas as propostas de projetos de lei, indicações e ações, inclusive de fiscalização, foram devidamente anotadas. Apesar de nós temos uma legislação muito ampla, nosso maior  desafio é fazer com que ela seja cumprida”, ressaltou Álvaro.
A solenidade contou com a participação da Comissão de Proteção aos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB-AM, Associação Superando Limites (ASL), Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (CONEDE), Associação dos Surdos de Manaus (ASMAN), Associação Amigos do Autista (AMA), Associação Superando Limites (ASL), Instituto Amazonense de Inclusão (IAI), Secretaria Executiva de Políticas Públicas Para Pessoas com Deficiência da SEJUSC, Escola Estadual de Atendimento Especifico Mayara Redman Abdel Aziz, Projeto Borboletas Azuis, Movimento do Orgulho Autista, Movimento PcD Solidário, Defensoria Pública Especializada na Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, da Pessoa com Deficiência e de Grupos Socialmente Vulneráveis e representantes dos moradores de rua.

Giovanne Serafim
Assessor de comunicação
Fone/Whatsapp: (92) 99132-2141

Augusto Ferreira
Audiovisual (Fotografia e vídeo)
Fone/Whatsapp: (92) 99419-0556

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados ALEAM, Álvaro Campelo, Amazonas, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo, Dra. Mayara, Educação, Fiscalização, Manaus
Redação Informe Manaus 31/08/2021 31/08/2021
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Eleições 2024Política

David Almeida vence o 2º turno, confirma Quaest/Rede Amazônica

20/10/2024
Eleições 2024Política

David Almeida dobra vantagem sobre o segundo colocado, diz pesquisa QUAEST TV Globo

16/09/2024

Preferência de manauaras por gestão David Almeida cresce à medida que eleições se aproximam

05/09/2024
Eleições 2024Política

David Almeida anuncia setembro de inaugurações em Manaus

01/09/2024
Eleições 2024Política

David Almeida abre 20 pontos de vantagem e dispara na corrida pela Prefeitura de Manaus

26/08/2024
Governo do AmazonasPolítica

No Dia Mundial do Teatro, FUnATI apresenta espetáculo ‘Paixão de Cristo’ no Teatro Gebes Medeiros

28/03/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus