Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Audiência Pública articula produção sustentável do babaçu no Amazonas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Política

Audiência Pública articula produção sustentável do babaçu no Amazonas

17/06/2021
Compartilhar

  
 
O deputado estadual Sinésio Campos (PT) esteve na comunidade São João do Massauari, no município de Barreirinha (distante 331 km de Manaus em linha reta), debatendo, por meio de Audiência Pública, a implementação da política de manejo do babaçu no Amazonas. Para auxiliar nesse processo, o parlamentar instaurou uma Comissão Especial (CE), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), com o intuito de discutir e encaminhar as diretrizes desse manejo.
Para o deputado estadual Sinésio Campos, o babaçu é um gigante da Amazônia que permitirá o incremento na economia da região. “Precisamos compreender a importância do babaçu, para traçar medidas de fortalecimento dessa economia, bem como a exploração sustentável dos babaçuais e proporcionar melhores condições de vida às comunidades agroextrativistas do interior do Amazonas”.
Como meta de alavancar a economia e impulsionar novas fontes de renda para as famílias do município, o vice-prefeito de Barreirinha, Ridson Barbosa (PP), que participou da audiência junto com outros representantes da prefeitura e Câmara Municipal de Barreirinha, ressaltou que o projeto ampliará a qualidade de vida da população. “Esse projeto não agride o meio ambiente, para se ter uma ideia, um cacho pode dar mais de quatro mil frutos, então, isso é a garantia de sustentabilidade para centenas de famílias, no município. Não tenho nenhuma dúvida que o nosso potencial é grande”, falou Barbosa.
O presidente comunitário de São João do Massauari, Homero Júnior, acredita que, a partir do manejo do babaçu, uma grande fonte de riqueza será gerada. “Nós temos uma riqueza muito grande, que precisa ser comercializada. A calha do Massauari é repleta de árvores de babaçu e temos um potencial para desenvolver mais essa região a partir dessa matéria-prima”, citou.
O engenheiro agrônomo Rafael Koide salientou que a medida impactará na maneira de como as pessoas utilizarão o fruto, valorizando o seu potencial produtivo. “É um produto nativo aqui da região e Barreirinha é um dos poucos municípios que tem o fruto. Hoje, estimamos mais de 10 milhões de árvores que estão subutilizadas e poderiam ser destinadas às indústrias de produção de casas com o lenho do babaçu, óleo, combustível, farinha, pães, mingaus, e outros compostos voltados à população. Além de substituir itens comprados de fora da comunidade, como massas que auxiliam na alimentação das crianças e adultos”.
“Essa foi a agenda oficial da Aleam junto à Câmara Municipal de Barreirinha, aqui em Massauari. Agora, estamos nos preparando para levar esses produtos até Manaus, no dia 3 de agosto. Do dia 4 a 7, do mesmo mês, vamos ao Estado do Maranhão mostrar que a Amazônia e o município de Barreirinha têm babaçu e de qualidade”, finalizou o deputado Sinésio Campos.
A região do rio Massauari, dentro do território de Barreirinha, possui sete comunidades que abrangem mais de 10 milhões de palmeiras adultas de babaçu, de acordo com estudos técnicos e zoneamento feitos no ano de 2003. As plantações naturais do fruto, no município, estão presentes em outros locais em abundância e nascem sem nenhum manejo agrícola ou uso de adubos químicos.
O evento contou com a presença do prefeito em exercício de Barreirinha, Ridson Barbosa (PP), presidente da Câmara Municipal, Ronan Barbosa (MDB), junto com demais vereadores e secretários municipais, com o prefeito de Urucurituba (208 km), Claudenor Pontes (PT), também conhecido como Sabugo, representantes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam) e do Banco da Amazônia (Basa), além de comunitários da calha do rio Andirá.

Texto: Assessoria

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo, Barreirinha, Economia, Manaus, Meio Ambiente, Urucurituba
Redação Informe Manaus 17/06/2021 17/06/2021
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Eleições 2024Política

David Almeida vence o 2º turno, confirma Quaest/Rede Amazônica

20/10/2024
Eleições 2024Política

David Almeida dobra vantagem sobre o segundo colocado, diz pesquisa QUAEST TV Globo

16/09/2024

Preferência de manauaras por gestão David Almeida cresce à medida que eleições se aproximam

05/09/2024
Eleições 2024Política

David Almeida anuncia setembro de inaugurações em Manaus

01/09/2024
Eleições 2024Política

David Almeida abre 20 pontos de vantagem e dispara na corrida pela Prefeitura de Manaus

26/08/2024
Governo do AmazonasPolítica

No Dia Mundial do Teatro, FUnATI apresenta espetáculo ‘Paixão de Cristo’ no Teatro Gebes Medeiros

28/03/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus