Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Atividades virtuais marcam programação do Dia Mundial de Combate à Tuberculose
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Prefeitura de Manaus

Atividades virtuais marcam programação do Dia Mundial de Combate à Tuberculose

23/03/2021
Compartilhar

 Para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), vai realizar até sexta-feira, 26/3, ações para ampliar o acesso à informação e alertar a população sobre a doença.

 
A secretária municipal de saúde em exercício, Aline Rosa Martins, informa que a programação contará com atividades realizadas de modo virtual, como Webinar (seminários on-line), divulgação de vídeos educativos e missa virtual em memória das vítimas de tuberculose.

“As atividades foram idealizadas pelo Comitê Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas, formado por organizações da sociedade civil e instituições governamentais como a Semsa, Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas (FVS) e policlínica Cardoso Fontes. Com a pandemia da Covid-19, os serviços de saúde têm o desafio de organizar ações que não gerem aglomerações, mas que ainda possam atingir um grande público, levando informação de qualidade sobre a prevenção, sintomas, diagnóstico e tratamento da tuberculose”, destacou Aline Rosa.

A programação também vai incluir a divulgação, no dia 24 de março, do primeiro Boletim Epidemiológico da Tuberculose em Manaus.  “O objetivo é apresentar a descrição do cenário da doença no município e Distritos de saúde Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural, assim como os principais indicadores operacionais de controle na Atenção Primária à saúde, referente ao período de 2010 a 2020”, explicou o chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, enfermeiro Daniel Sacramento.
De acordo com informações do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, a taxa de incidência da tuberculose em Manaus ainda é considerada a mais elevada entre as capitais brasileiras (94,3 casos por 100 mil habitantes), mesmo tendo apresentado no ano passado uma redução de 12,4% em comparação com 2019, além de uma redução de 10,9% no número total de casos novos, passando de 2.348 casos em 2019, para 2.092 casos em 2020.
Incidência da tuberculose em Manaus
“Essa redução é um dado importante, mas a diminuição no número de casos novos diagnosticados PODE ter sido impactada pela pandemia da Covid-19, considerando que houve reorganização da REDE para o atendimento dos casos suspeitos de coronavírus, bem como a baixa procura de atendimento para outras condições de saúde por causa das medidas de proteção, como o isolamento social”, esclareceu Daniel Sacramento.

A preocupação atual nos serviços de saúde é que a redução na detecção de casos PODE resultar no diagnóstico tardio da doença, o que vai refletir diretamente no aumento dos casos graves e da mortalidade.


“Alguns sintomas da tuberculose podem ser confundidos com os da Covid-19, o que é um perigo, pois as pessoas podem ter um atraso no diagnóstico por conta disso, o que dificulta o tratamento e o processo de cura. Como forma de minimizar o impacto da Covid-19, a Semsa tem priorizado e intensificado as ações de rastreamento de sintomáticos respiratórios e o acompanhamento dos casos novos de tuberculose em tratamento na REDE municipal por meio do serviço de telemonitoramento”, afirmou Daniel.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela microbactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta prioritariamente os pulmões. O principal sintoma é a tosse, podendo ou não estar acompanhada de febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga. Por isso, a recomendação é para que pessoas com tosse por duas semanas ou mais sejam examinadas, procurando uma das Unidades de saúde da REDE municipal para a realização de exames.
A tuberculose é uma doença de transmissão aérea. Ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos, podendo transmitir a doença para outras pessoas. O tratamento da tuberculose tem duração de, no mínimo, seis meses, e se for feito corretamente e sem interrupções, os pacientes ficam curados.
Transmissão
Para o diagnóstico da tuberculose, são utilizados os seguintes exames: baciloscopia, teste rápido molecular para tuberculose e cultura para microbactéria, além da investigação complementar por exames de imagem.

A meta da Organização Mundial da saúde (OMS) é erradicar a tuberculose no mundo até 2035. Para isso, a principal estratégia recomendada é a identificação e tratamento da Infecção Latente da Tuberculose (ILTB), que ocorre quando a pessoas foi infectada pelo M. tuberculois, mas não desenvolveu a doença. O tratamento da ILTB visa reduzir o risco de infecção de recém-nascidos e o risco que as pessoas previamente infectadas venham a adoecer. Em Manaus, a estratégia está sendo fortalecida e ampliada para garantir o avanço progressivo dos indicadores até o alcance da meta.

PROGRAMAÇÃO

24/03


Publicação Boletim Epidemiológico Municipal sobre a Tuberculose em Manaus – Site da Semsa (Semsa.Manaus.am.gov.br)
Divulgação de seis vídeos educativos produzidos pelo Comitê Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas para profissionais de saúde – Site Semsa e FVS.
24/3

Temas – Aspectos Gerais da Tuberculose; Sinais e Sintomas; Diagnóstico da Tuberculose; Diagnóstico Laboratorial; Tratamento da Tuberculose; e Importância da Sociedade Civil no controle da Tuberculose.
Conversando sobre a tuberculose. Live tira-dúvidas sobre a doença.
24/3 – 10h – 11h

Canais – Facebook e Instagram da FVS-AM
Webinar – Eliminando a tuberculose como problema de saúde pública no Brasil
24/3 – 15h – 16h

Link – http://mediacenter.aids.gov.br
Missa virtual em memória das vítimas da tuberculose e outras doenças respiratórias – Facebook – Igreja São Sebastião Manaus
24/3 – 18h
25/3 – 15h – 16h

Link: http://mediacenter.aids.gov.br
Webinar – Linha de cuidado da TB: caminhos para o sucesso do tratamento
26/3 – 15h – 16h

Link: http://mediacenter.aids.gov.br
Webinar – Novas tecnologias para o enfrentamento da tuberculose
— — —

Atividades virtuais marcam programação do Dia Mundial de Combate à Tuberculose Prefeitura Municipal de Manaus.
Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Manaus, Prefeitura de Manaus, Prefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

DestaquePortal Prefeitura de Manaus

Prefeitura alcança em junho menor prazo do ano de licenciamento urbano

27/07/2022
Portal Prefeitura de Manaus

Prefeitura realiza workshop sobre práticas pedagógicas do Cemeapi

27/07/2022
Portal Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida entrega R$ 6,2 milhões para organizações sociais atendidas no edital do Fundo Manaus Solidária

26/07/2022
Portal Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida enfatiza marca histórica de 100 mil famílias beneficiadas com Tarifa Social de água

25/07/2022
Portal Prefeitura de Manaus

Requalificação de feiras e mercados marca um novo ciclo na vida dos permissionários da capital

25/07/2022
ManchetePortal Prefeitura de Manaus

Prefeitura orienta condutores para o retorno do corredor exclusivo do transporte coletivo

22/07/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus