Foi aprovado, nesta quarta-feira (6), o Projeto de Lei (PL) nº 68/2021 que trata do incentivo à doação de cabelos para pacientes em tratamento de câncer e vítimas de escalpelamento. A proposta é de autoria da deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Progressistas).De acordo com a parlamentar, o projeto tem o objetivo de resgatar a autoestima de mulheres que perderam suas madeixas em decorrência de tratamentos oncológicos ou escalpelamento, quando há o arrancamento brusco do couro cabeludo.
O PL prevê que sejam afixados informativos em salões de beleza sobre os programas de doação de cabelo. O material doado será encaminhado às entidades que produzem perucas e as peças serão distribuídas para mulheres, previamente cadastradas e em situação de vulnerabilidade social.
“O propósito é conectar as partes: salões de beleza, entidades beneficentes e vítimas de escalpelamento ou alopecia. É uma medida simples e de fácil implementação que pode representar um ganho inestimável na qualidade de vida de centenas de mulheres amazonenses”, justificou Mayara.
No projeto consta ainda que será vedada a comercialização do produto feito pelas entidades beneficentes. Além de receber um selo que informe adesão aos programas, o estabelecimento que efetuar o maior volume de doações receberá um certificado de reconhecimento no final do ano.
Texto: Assessoria