Durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta terça-feira (02/3), o vereador Allan (PSC) informou que após visitar a comunidade Braga Mendes, na zona Norte de Manaus, onde se reuniu com dirigentes da associação comunitária, encaminhou oficio à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), solicitando a realização obras de melhoria do sistema viário, englobando becos e ruas.Allan ressaltou que, no documento enviado à Seminf, secretaria comandada pelo vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta (DEM), solicitou que a equipe técnica faça uma vistoria nos becos Cristal e Estanho, e coloque na programação de obras, o serviço de pavimentação das vias da comunidade.
O parlamentar disse que, acompanhado do presidente da Associação Comunitária Braga Mendes (Acobram), Ezequiel Gonçalves e do diretor da entidade, Luiz Reis, percorreu ruas e becos da comunidade e pode constatar que há muito tempo, a área não recebe serviços de infraestrutura.
“Eu me reuni com a liderança da comunidade e junto com a minha equipe, nós percorremos a comunidade, fazendo o dever de um parlamentar em suas atividades externas, verificando as necessidades da população. Segundo os moradores, já vai fazer 27 anos que o local não recebe nenhum asfalto”, disse Allan no grande expediente da CMM.
Allan destacou ainda que, na condição de parlamentar vai falar pessoalmente com o prefeito David Almeida (Avante) e com o vice-prefeito Marcos Rotta para reivindicar que os serviços que a população da comunidade Braga Mendes, sejam executados o mais rapidamente possível.
“Mas eu plantei uma semente de esperança, porque eu, como parlamentar, vou sim, ao prefeito (David Almeida), vou ao encontro do Marcos Rotta, para que a equipe técnica da Seminf visite o local e, de repente, até já inclua a comunidade no calendário de obras”, enfatizou.
Centro de Esporte e Lazer
Ainda durante seu pronunciamento, o vereador solicitou que, tão logo termine a pandemia da covid-19, o Centro de Esporte e Lazer (CEL) do Braga Mendes, localizada na rua Santa Maria, seja reativado e entregue à comunidade, pois, de acordo com informações da comunidade, o espaço está há mais de dois anos com as porta fechadas e por conta disso, as atividades esportivas e culturais são realizadas no meio da rua.
Allan citou como exemplo as atividades do movimento hip-hop, que antes as aulas de dança aconteciam no CEL, bem como o jiu-jitsu e a capoeira. “Hoje, está acontecendo no asfalto, no meio da rua”, relatou.
Abismo e perigo
Outro assunto abordado pelo vereador Allan, na sessão desta terça-feira, foi a preocupação com a segurança dos motoristas que trafegam pelas ruas Santa Maria e do Comércio, onde há um grande abismo e não há sinalização, deixando a área mais perigosa à noite, fato que causou alguns acidentes no local, sendo um com vítima fatal, ocorrido em setembro de 2020. “Alguns carros já passaram direto, é muito alto. Inclusive acidente com vítima fatal”, chamou atenção o parlamentar.
Allan solicitou do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), ao Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM) e também à Seminf, que seja verificada a possibilidade da construção de um muro de contenção ou um “guard rail” (defensa metálica) para proteger e evitar novos acidentes.
Texto: Jhonny Lima – Assessoria de Comunicação do vereador Allan
Fotos: Assessoria de Comunicação do vereador e Dircom/CMM